História em Capítulos | Linha do Tempo | Diário da Fundação | Presidentes | Hino
[ Ver todos os capítulos
1993

Um ano para ser esquecido pelo Atlético. O primeiro semestre foi preenchido pelo Campeonato Paranaense, no qual o Atlético sofreu demais com problemas com a Federação, que ainda retaliava o clube pela tentativa do retorno à Baixada. Um exemplo claro foi no jogo entre Atlético e Toledo, em maio: o árbitro Waldemar Roberto da Fonseca (famoso por aparecer em uma fotografia vestido com a camisa do Coritiba após um Atletiba em 1990) anulou dois gols legítimos do Atlético, que ainda teve um jogador com seu nariz quebrado após tomar um pontapé de um jogador do Toledo. O Atlético foi derrotado neste jogo por 1 x 0.

Mesmo assim o Atlético ainda conseguiu chegar ao quadrangular final, acabando a competição na terceira posição, e com o artilheiro do campeonato, Renaldo, que anotou 22 gols.

No segundo semestre, o Campeonato Brasileiro: para comportar a volta de algumas equipes que não haviam conseguido o acesso para a Primeira Divisão em 1992, como Grêmio e Coritiba, o torneio foi inchado para 32 clubes, divididos em quatro grupos distintos: dois grupos com os clubes integrantes do Clube dos 13, mais as três melhores equipes no Brasileiro de 1992, excluindo-se as anteriores – por uma infelicidade, o Atlético foi o quarto nesta relação. Portanto, acabou relegado aos outros dois grupos, nos quais havia o rebaixamento, que não existia nos grupos anteriores.

A equipe também não ajudou: uma campanha sofrível sob o comando do técnico Vacaria, com resultados muito ruins como a derrota por 3 x 0 para o União São João, num Pinheirão vazio. A vinda do técnico Paulo Emílio trouxe um alento à equipe: houve uma reação, com goleadas sobre América-MG e Paraná. Infelizmente a reação não foi suficiente, e a equipe acabou melancolicamente rebaixada para a Segunda Divisão de 1994. Definitivamente um ano para ser esquecido.

Goleiros: Gilmar e Sadi
Defensores: Maílson, Leonardo, Gune, Reginaldo, Alceu, Vica, Valdir Feijão, Jadir, Edinho e Cinho
Meias: Éder Lopes, Alex, Roberson, Cristóvão, Dedé, Cristóvão, Oliveira, Mineiro, Paulo Sérgio, Leomar, Sarandi, Will, Gilmar Mineiro, Celso e Juninho
Atacantes: Fábio, Marcelo Araxá, Carlos Henrique, Moreno, Serginho, Netinho, Marco Antônio, Carlinhos, Vivinho, Paulo Rink, Barbosa, Renaldo e Marcelinho
Técnico: Vacaria
Presidente: José Carlos Farinhaque
Década de 1990:
anos 90 : 1990 : 1991 : 1992 : 1993 : 1994 : 1995 : 1996 : 1997 : 1998 : 1999

Untitled Document
Fale conosco - Contribua - Créditos