História em Capítulos | Linha do Tempo | Diário da Fundação | Presidentes | Hino
[ Ver todos os capítulos
1942

Logo no início do ano, a nação atleticana recebeu uma ótima notícia. Pela primeira vez, um atleta do clube foi convocado para a Seleção Brasileira. E, logo de cara, foram dois! O goleiro Caju e o lateral-direita Joanino haviam sido observados pelo técnico Adhemar Pimenta e foram chamados para a disputa do Sul-Americano de 1942, no Uruguai.

Os dois jogaram ao lado de grandes craques como Zizinho, Tim e Domingos da Guia. Caju destacou-se nos treinamentos e ganhou a condição de titular. O goleiro atleticano disputou as seis partidas da competição, mas o Brasil ficou apenas em terceiro lugar, atrás de Argentina e Uruguai. Joanino participou de apenas um jogo, contra o Equador, entrando no lugar de Cláudio, do Corinthians.

Também participaram deste Sul-Americano os paraguaios Aveiros e Ibarrola, que no ano seguinte seriam contratados pelo Atlético graças às suas boas atuações no Uruguai. De volta a Curitiba, Caju se tornou definitivamente o grande nome do futebol paranaense e foi o principal jogador do Atlético até o final de sua carreira, no final da década.

O Campeonato Paranaense de 1942 começou em março e sua fórmula foi alterada. Em lugar da disputa de dois turnos, foram jogados três. Com isso, a competição começou em março e só foi acabar em janeiro de 1943. Foram dez longos meses de futebol, algo jamais visto em no estado.

O Atlético realizou uma campanha apenas razoável. Apesar de algumas boas goleadas, como os 4 a 1 sobre o Ferroviário e os 6 a 1 sobre o Juventus, o time acabou na terceira colocação geral, atrás de Coritiba e Ferroviário, que disputaram o título.

Porém, o ano valeu a pena pelo sucesso individual dos jogadores. Foi no começo de 1942 que apareceu na Baixada um jogador magrinho, que não tinha cara de jogador de futebol. Seu nome era Cireno e nos anos seguintes ele se tornaria o maior ponta-esquerda da história do clube. Sua estréia foi no jogo contra o Brasil, em 8 de março, no Estádio Joaquim Américo. Ele marcou os três gols do Atlético e ajudou o time a vencer por 3 a 1.

No final do ano, Clarito Guimarães renunciou e o clube foi presidido por uma junta formada por Heitor Stockler de França, Mario Augusto Queiroz e Aníbal Requião.

Década de 1940:
anos 40 : 1940 : 1941 : 1942 : 1943 : 1944 : 1945 : 1946 : 1947 : 1948 : 1949

Untitled Document
Fale conosco - Contribua - Créditos