História em Capítulos | Linha do Tempo | Diário da Fundação | Presidentes | Hino
[ Ver todos os capítulos
1937

O início do ano atleticano foi marcado pelo primeiro jogo internacional envolvendo o futebol paranaense. A equipe argentina Atlanta veio à Curitiba para disputar, na Baixada, uma amistoso contra a Seleção local. No time paranaense, formado por Caju, Zaneti, Borges, Nide, Ferreira, Janguinha, Nana, Ari, Bento (Gabardinho), Ceccato (Sardinha) e Ceccatinho, figuravam alguns atleticanos e até mesmo ex-atleticanos. Em função do atraso na viagem dos argentinos, o jogo foi adiado em um dia, mas quando as equipe entraram em campo, um belo jogo foi visto. A partida terminou empatada em 1x1, mas os jogadores não puderam esquecer o amistoso.

Em março, o time atleticano realizou uma excursão para Porto Alegre, onde disputou três amistosos. Contra Grêmio e Internacional, o campeão de 36 fez feio. Foi goleado pelas duas principais equipes gaúchas. Do tricolor, levou 7 gols e Raul Rosa marcou dois, diminuindo para o rubro-negro. Na segunda partida, contra a Seleção Gaúcha, os atleticanos conseguiram sua única vitória. O placar foi 3x2 e os gols atleticanos foram marcados por Nana, Ceccatinho e Raul. Enquanto ainda comemorava, enfrentou o colorado. E, com mais uma goleada, encerrou sua série de amistosos no Rio Grande do Sul. Para os amistosos, viajaram: Caju, Zanetti, Osório, Kerman, Bibe, Bortoloti, Raul Rosa, Bento, Ceccato, Caccatinho, Seller, Rego Barros e Ênio. De avião, mais tarde, Nana justou-se ao grupo, que foi dirigido pelo técnico Ari Lima.

No Campeonato Paranaense, uma nova fórmula foi adotada e o campeonato foi disputado em dois turnos, onde o vencedor de cada um disputava a final. A equipe fez uma bela campanha, ficando com a terceira colocação. Destaque para o artilheiro Ceccato, com 10 gols, que ajudou o Atlético a chegar à segunda colocação dos dois turnos. Durante a campanha, o Atlético perdeu apenas 3 jogos, para Coritiba, Britânia e Ferroviário, que na época, eram seus maiores rivais.

Na Baixada, começaram a ser construídas as arquibancadas de concreto, uma inovação para a época. As arquibancadas seriam concluídas somente dois anos depois.
Década de 1930:
anos 30 : 1930 : 1931 : 1932 : 1933 : 1934 : 1935 : 1936 : 1937 : 1938 : 1939

Untitled Document
Fale conosco - Contribua - Créditos