Paulo Baier completa mais um ano de vida [foto: JORNAL DO ESTADO/Franklin de Freitas]
"Paulo, Paulo, Paulo, Paulo, Paulo, é Paulo Baier!"
Dono da camisa 10 e capitão do Atlético, a razão do forte grito que ecoa nas arquibancadas da Arena da Baixada completa 36 anos nesta segunda-feira.
Paulo Baier chegou em junho do ano passado a Curitiba e precisou de apenas um semestre para se tornar a principal personagem do Furacão em toda a temporada. No final da temporada, foi eleito o melhor jogador do Atlético naquele ano em enquete promovida pela Furacao.com, sendo opção de 70% dos torcedores.
|
Torcedores homenagearam o meia contra o Fluminense [foto: JORNAL DO ESTADO/ Valquir Aureliano] |
O prestÃgio de Paulo Baier com a torcida rubro-negra continua sendo grande a cada partida do Furacão, seja no inÃcio dos jogos, quando a torcida grita o nome de cada jogador em campo, ou quando é substituÃdo. Além da reconhecida qualidade técnica que agrega ao time, Paulo Baier assume a cada jogo a responsabilidade de ajudar os mais jovens do grupo e confirma toda rodada a sua fama de maestro, chamando o jogo, colocando a bola no chão e ditando o ritmo da equipe. Ajudou o time a permanecer na Série A no ano passado e, nesta temporada, figura como peça fundamental da equipe na ótima campanha no Campeonato Brasileiro.
Na última sexta-feira, o capitão se associou ao plano de sócio-torcedor do Atlético e aa adquiriu duas cadeiras na Arena da Baixada.
A Furacao.com parabeniza Paulo Baier pelo seu aniversário e deseja que o jogador continue vestindo a camisa atleticana por muito tempo, sempre com raça e ajudando a equipe a conquistar muitas vitórias!
Carreira
Natural de Ijuà (RS), Paulo Baier começou profissionalmente no time da cidade, o Esporte Clube São Luiz. Ele passou por Atlético-MG, Botafogo e Vasco, além do Criciúma. Em 2003, o meia foi o grande destaque do clube catarinense no Campeonato Brasileiro daquele ano, sendo então desejado por diversos clubes do Brasil. Na ocasião acertou com o Goiás onde foi o grande destaque no Brasileirão de 2004, conquistando o prêmio Bola de Ouro da revista Placar, além de ter disputado 204 partidas pela equipe esmeraldina.
Em 2007, retornou ao Goiás, após passagem apagada pelo Palmeiras, onde marcou 10 gols pelo Campeonato Brasileiro de 2006 e foi treinado pelo técnico Geninho, que trouxe o jogador ao Atlético.
Baier iniciou sua carreira como lateral-direita e se adaptou a meia cancha com o passar dos anos.
O capitão em números
Depois de ter sua contratação confirmada pela diretoria atleticana em junho de 2009, o meia Paulo Baier estreou contra seu ex-clube, o Sport, no dia 13 daquele mês. O jogador substituiu o companheiro Marcinho, que havia sido expulso diante do Galo na rodada anterior, e herdou a camisa 10. Mesmo vaiado pelos torcedores em Recife, o experiente jogador foi substituÃdo aos 20 minutos do segundo tempo, quando Wesley entrou em seu lugar.
Já realizou 69 jogos com a camisa rubro-negra e possui até aqui 15 gols marcados pelo Atlético. Foram oito gols marcados no Brasileirão do ano passado e sete gols na atual temporada – sendo cinco pelo Campeonato Brasileiro, um pela Copa do Brasil e um pelo Campeonato Paranaense.
Além disso, o meia está empatado com o atacante Washington na corrida pela artilharia da era dos pontos corridos. Ambos possuem 82 gols assinalados desde 2003, quando a fórmula foi implantada na competição.
FICHA TÉCNICA:
Nome completo: Paulo César Baier
Idade: 35 anos
Altura: 1,81 m
Peso: 78 kg
Nascido em: Ijuà – RS
Carreira: São Luiz, Criciúma, Botafogo, Atlético Mineiro, Vasco da Gama, América-MG, Pelotas, Palmeiras, Goiás e Sport
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.