[foto: JORNAL DO ESTADO/Franklin de Freitas]
LÃder, camisa 10, cérebro, inteligente, audacioso, milimétrico nos passes, mestre em bolas paradas. Sobram adjetivos para falar de Paulo Baier, dono da camisa 10 e capitão do Atlético. Ele chegou em junho a Curitiba e precisou de apenas um semestre para se tornar a principal personagem do Furacão em toda a temporada.
Baier foi eleito o melhor jogador do Atlético em 2009 na enquete promovida pela Furacao.com com seus leitores - e com uma larga margem de vantagem para o segundo colocado. Durante dez dias, a consulta permaneceu disponÃvel na capa do site. Foram computados mais de 10 mil votos. Paulo Baier recebeu 7.555, o equivalente a quase 70% da preferência do torcedor.
O segundo colocado, com apenas 8%, foi o jovem zagueiro Manoel, estreante no futebol profissional. Nei, Valencia, Márcio Azevedo e Marcinho vieram logo a seguir, mas nenhum deles recebeu mais de 5% dos votos. É a maior vantagem de votos desde que a Furacao.com passou a fazer enquetes para apurar o melhor atleta de uma temporada. Prova de que o prestÃgio de Paulo Baier com a torcida rubro-negra é grande.
Além da reconhecida qualidade técnica que agrega ao time, Paulo Baier assumiu a responsabilidade de ajudar os mais jovens do grupo e confirmou sua fama de maestro, chamando o jogo, colocando a bola no chão e ditando o ritmo da equipe nesta temporada. Ajudando a equipe a permanecer na Série A, o capitão ainda antecipou a renovação do contrato com o Furacão por mais uma temporada e confirmou o desejo de encerrar a carreira em terras curitibanas.
Com gols, liderança e muita força de vontade, Paulo Baier foi o grande nome da equipe em 2009. Com o maestro em campo, a equipe teve 13 vitórias, sete empates e nove derrotas – 52,8% de aproveitamento. Sem ele, o Atlético não venceu no Brasileiro. Foram sete derrotas e dois empates – aproveitamento de, acredite, apenas 6% dos pontos disputados.
Carreira
Natural de Ijuà (RS), Paulo Baier começou profissionalmente no time da cidade, o Esporte Clube São Luiz. Um pouco antes, em 2003, o meia foi o grande destaque do Criciúma no Campeonato Brasileiro daquele ano, sendo então desejado por diversos clubes do Brasil. Na ocasião acertou com o Goiás onde foi o grande destaque no Brasileirão de 2004, conquistando o prêmio Bola de Ouro da revista Placar, além de ter disputado 204 partidas pela equipe esmeraldina.
Em 2007, retornou ao Goiás, após passagem apagada pelo Palmeiras, onde marcou 10 gols pelo Campeonato Brasileiro de 2006 e foi treinado pelo técnico Geninho, que trouxe o jogador ao Atlético.
Baier iniciou sua carreira como lateral-direita e se adaptou a meia cancha com o passar dos anos.
O capitão em números
Baier foi o lÃder da equipe em assistências no Campeonato Brasileiro, com 12 passes que resultaram em gols. Além disso, o meia sofreu um pênalti e levou seis cartões amarelos.
O capitão também foi o vice-artilheiro do time na competição, com oito gols marcados– quatro deles em cobranças de falta, dois de cabeça e dois em chutes dentro da área.
Paulo, Paulo, Paulo, Paulo, Paulo, é Paulo Baier!
Depois de ter sua contratação confirmada pela diretoria atleticana em junho, o meia Paulo Baier estreou contra seu ex-clube, o Sport, no dia 13 daquele mês. O jogador substituiu o companheiro Marcinho, que havia sido expulso diante do Galo na rodada anterior, e herdou a camisa 10. Mesmo vaiado pelos torcedores em Recife, o experiente jogador foi substituÃdo aos 20 minutos do segundo tempo, quando Wesley entrou em seu lugar.
O lÃder que faltava
Acompanhe abaixo o relato e assista aos oito gols de Paulo Baier com a camisa do Furacão:
27/06/09 - Atlético 1 x 0 Corinthians
Gol: 35 minutos do 1º tempo
Paulo Baier assinalou seu primeiro gol com a camisa atleticana na partida contra o Corinthians, que também marcou a primeira vitória do time jogando em casa pelo Campeonato Brasileiro. Aos 35 minutos do primeiro tempo, o meia teve a grande e única oportunidade de gol da etapa inicial. Baier bateu falta por cima da barreira com perfeição e a bola acabou no ângulo do goleiro Julio Cesar.
02/08/09 - Atlético 1 x 0 Fluminense
Gol: 41 minutos do 1º tempo
O segundo gol de Paulo Baier com a camisa atleticana também foi de falta. Aos 41 minutos da primeira etapa, Wesley sofreu falta na entrada da área e Paulo Baier prontamente se apresentou para a cobrança. Na jogada ensaiada, Márcio Azevedo passou sobre a bola e Baier bateu colocado. A bola voou sobre a barreira e entrou no ângulo direito do goleiro Fernando Henrique do Fluminense, decretando a vitória atleticana.
16/08/09 – Atlético 3 x 0 Barueri
Gols: 20 e 35 minutos do 1º tempo
A última partida do Furacão no primeiro turno do Brasileiro teve atuação e gala de Paulo Baier, que marcou dois gols no duelo contra o Barueri. Aos 20, após jogada de contra-ataque, Márcio Azevedo levantou a bola na área, que encontrou Paulo Baier livre para abrir o marcador. Quinze minutos depois, Márcio Azevedo sofreu falta na entrada da grande área e Paulo Baier cobrou com perfeição, ampliando o placar na Baixada. O capitão atleticano ainda sofreu o pênalti que originou o terceiro gol atleticano, convertido por Marcinho.
23/08/09 – Atlético 1 x 0 São Paulo
Gol: 41 minutos do 2º tempo
Na partida que marcou a inauguração do setor BrasÃlio Itiberê, o Atlético derrotou o São Paulo, que estava invicto há nove jogos, com um gol do maestro Paulo Baier. Aos 41 minutos do segundo tempo, o meia dominou a bola pelo meio e lançou Pimba na direita. Na sequência, Pimba cruzou e Baier fez de cabeça.
03/10/09 - Corinthians 1 x 3 Atlético
Gol: 6 minutos do 2º tempo
Em mais uma atuação decisiva, Paulo Baier abriu o marcador na partida contra o Corinthians, no Pacaembu. Aos 6 minutos do segundo tempo, após boa jogada pela direita, Wallyson cruzou na medida para Paulo Baier chutar de primeira e assinalar seu sexto gol com a camisa atleticana.
18/10/09 - Atlético 3 x 0 Santo André
Gol: 27 minutos do 1º tempo
Mais um gol de Paulo Baier aconteceu no jogo contra o Santo André, na Baixada. Aos 26 minutos do primeiro tempo, Wallyson foi derrubado perto da área do time paulista e, após bela cobrança de falta, Paulo Baier abriu o placar para o Atlético. Festa nas arquibancadas e delÃrio da torcida!
29/11/09 - Atlético 2 x 0 Botafogo
Gol: 19 minutos do 2º tempo
O oitavo gol do maestro com a camisa rubro-negra foi contra o Botafogo, a última partida em casa do Atlético pelo Campeonato Brasileiro. Aos 19 minutos do segundo tempo, Marcinho cruzou da direita, Wallyson ajeitou de cabeça para o centro da área e Paulo Baier, também de cabeça, colocou fora do alcance de Jefferson, para delÃrio da torcida atleticana, aliviada com o resultado, que afastou definitivamente qualquer risco de rebaixamento do Furacão à Série B. Na comemoração, o capitão beijou o escudo do Atlético e fez um sinal de coração para a torcida, que retribuiu com o grito de sempre: Paulo, Paulo, Paulo, Paulo, Paulo, é Paulo Baier!
FICHA TÉCNICA:
Nome completo: Paulo César Baier
Idade: 35 anos
Altura: 1,81 m
Peso: 78 kg
Nascido em: Ijuà – RS
Carreira: São Luiz, Criciúma, Botafogo, Atlético Mineiro, Vasco da Gama, América-MG, Pelotas, Palmeiras, Goiás e Sport
Agradecimentos: Silvio Rauth Filho (Jornal do Estado) e Walter Rodrigues
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.