Millonarios: 16ª participação na Libertadores [foto: reprodução]
O Atlético tem pela frente, na segunda fase da Copa Libertadores da América, um dos mais tradicionais, populares e vencedores clubes do futebol colombiano. O Club Deportivo Los Millonarios, fundado em 18 de junho de 1946, é o segundo maior campeão Colombiano, com 14 títulos conquistados, e o maior vencedor da Copa Colômbia (ao lado do Atlético Nacional), com 3 títulos.
A expressiva representatividade em seu país quase foi diminuída em 2012, quando chegou a ser ameaçado de perder as taças de 1987 e 1988 devido à interferência do narcotráfico. Na época, o clube admitiu que devolveria os títulos caso fosse comprovado o apoio financeiro de um dos chefões do narcotráfico do país e acionista do clube, mas as denúncias não avançaram e o Millonarios manteve as conquistas em sua sala de troféus.
O histórico vencedor em seu país contrasta com a pouca expressão no cenário internacional. Participou de 15 Libertadores, mas nunca chegou à decisão – o Furacão foi finalista em 2005, contra o São Paulo. No entanto, o
Millos, como é conhecido na Colômbia, já chegou em quatro semifinais, todas há mais de 27 anos (em 1960, 1973, 1974 e 1989) e não disputa uma Libertadores desde 2013. Na Sul-Americana, foi semifinalista em duas oportunidades: 2007 e 2012. Sua única conquista internacional foi a Copa Merconorte, em 2001, mesmo ano que o Atlético erguia a taça de Campeão Brasileiro.
Fundado por um grupo de estudantes do colégio San Bartolomé, em 1937, na cidade de Bogotá, o Millonarios já foi a casa de alguns dos principais nomes do futebol colombiano como Iguarán, Valderrama e Higuita. Também revelou o astro Falcao García, que jogou nas categorias de base do clube de 1996 a 2001. Mas seu principal atleta foi o argentino Di Stéfano, que vestiu a camisa alvi-azul por quatro anos e num amistoso contra o Real Madrid marcou quatro gols, que abriam as portas para a contratação do atleta pelo clube espanhol.
Hoje, com nomes bem mais modestos, o Millos tenta se reconstruir à margens da desconfiança da própria torcida. Seu principal destaque é o atacante Ayron Del Valle, de 28 anos, que chegou ao clube no ano passado e marcou 12 gols em 20 jogos, sendo o artilheiro do Clausura da Colômbia.
O desempenho individual do jogador ajudou o Millonarios a ficar na quarta colocação geral no Campeonato Colombiano – com a soma dos torneios Apertura e Clausura – o que lhe deu direito de paerticipar da Libertadores este ano.
Nos preparativos para o torneio internacional, o Millonarios participou da Florida Cup – perdeu de 1 a 0 para o River Plate, da Argentina, e venceu o Barcelona, do Equador, por 1 a 0, na disputa do quinto lugar. Também disputou dois amistosos com o Cortualá, da Colômbia, e venceu ambos por 2 a 0.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.