Coutinho comemora com a torcida antes de ser advertido [foto: FURACAO.COM/Joka Madruga]
Não é só a torcida atleticana que está na bronca com a atuação extremamente teatral e os excessos cometidos pelo árbitro paulista Thiago Duarte Peixoto (ASP-FIFA/SP) na vitória do Furacão sobre o Galo, no último domingo (24).
Em matéria veiculada pelo Globo Esporte São Paulo, apresentado pelo festejado jornalista Tiago Leifert, foi destacado o rigor dos árbitros e a absoluta intolerância com relação a qualquer tipo de reclamação neste Campeonato Brasileiro. O âncora, em tom jocoso, fez críticas contundentes à expulsão do atacante Walter e à falta de previsibilidade nas ações da arbitragem que, segundo a reportagem, interfere na própria legitimidade das punições. Leifert lembrou ainda a falta de equidade no tratamento de situações semelhantes.
A propósito, analisando a partida entre Atlético e o xará mineiro, cabe destacar as inúmeras reclamações do goleiro Victor não renderam sequer cartão amarelo. O mesmo vale para Leonardo Silva e Jemerson, que abusaram das faltas durante todo o jogo mas não foram advertidos.
Já pelo lado do Atlético, atletas acabaram amarelados de maneira muito criteriosa. Felipe, por exemplo, foi advertido por "retardar o reinício do jogo" ao retornar ao campo sem autorização, mesmo tendo feito isso após receber atendimento médico e no mesmo instante em que ocorria uma substituição na equipe adversária. Otávio recebeu cartão amarelo "por reclamar com a arbitragem" ao questionar o árbitro, depois de 50 minutos de bola rolando, se o jogo já não tinha terminado. Weverton também foi advertido "por reclamação" e o absurdo cartão amarelo recebido por Douglas Coutinho foi destacado (e lamentado) por Tiago Leifert, que ironizou a postura do árbitro de punir o camisa 9 por "se exceder na comemoração" ao abraçar torcedores logo após marcar o gol da vitória do Rubro-Negro. O blog do
Velho Cronista também repudiou a atitude do juiz, afirmando que "a celebração mais bonita do futebol não pode terminar em punição."
Por fim, a absurda expulsão de Walter e a forma teatral e arrogante como o apitador se dirigiu ao jogador no momento em que empunhava o cartão vermelho foi motivo de deboche do apresentador, que encerrou o programa "dançando balé" em imitação ao árbitro.
Na
matéria publicada no portal GloboEsporte.com é possível conferir o vídeo da reportagem que foi ao ar na segunda (25).
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.