Time atleticano em campanha contra o racismo em 2009 [foto: arquivo]
O zagueiro Danilo do Palmeiras voltará a “reforçar” a defesa alviverde a partir da rodada deste final de semana depois do recurso do time do Palestra Itália ter sido aceito pelos auditores do STJD na tarde desta sexta-feira dia 30 de julho. Danilo teve sua pena de seis partidas ainda a cumprir revertida em cessão de cestas básicas.
O zagueiro que já esteve no Atlético em temporadas recentes sem ter conquistado nenhum título e foi afastado por indisciplina por não ter aceito o merecido banco de reservas em 2008 se envolveu em uma confusão com o jovem zagueiro Manoel em partida válida pela Copa do Brasil deste ano.
Em um empurra-empurra dentro da área ambos se estranharam e Danilo empurrou Manoel que aproximou a cabeça na do palmeirense que respondeu não só com a covarde atitude de cuspir-lhe no rosto como vindo a praticar o crime de racismo chamando-o de “macaco do c******”, infração prevista em lei penal específica e que infelizmente não é colocada em prática no Brasil.
As imagens da TV foram claras em mostrar o ato discriminatório, mas mesmo assim Danilo não foi preso e após Manoel ter feito queixa formal no 23º Distrito Policial de São Paulo, o defensor esmeraldino continua livre. Pior que isso foi o fato do STJD ter apenado ambos: Danilo por atitude discriminatória e Manoel por ato de hostilidade duas vezes. Ambos tiveram suas penas reduzidas no Pleno do STJD, mas na prática a pena de ambos ficou quase a mesma: Manoel cumpriu quatro jogos e Danilo cinco, mostrando a total falta de equilíbrio na apenação dos atletas e dando margem para que outros criminosos incorram no mesmo erro.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.