Joãozinho abriu o caminho para a vitória [foto: JORNAL DO ESTADO/Franklin de Freitas]
Pode voltar a sorrir, torcedor atleticano! Depois de três rodadas sem vitória, o Atlético reencontrou o caminho das vitórias e venceu o Vasco pelo placar de 3 a 1, com gols de Joãozinho e Márcio Azevedo, que marcaram pela primeira vez com a camisa atleticana, e Anderson Aquino, nos acréscimos. A partida ainda foi marcada pela defesa do pênalti de Galatto, na cobrança de Leandro Amaral, nos últimos minutos do segundo tempo.
A reação do time contou com o apoio irrestrito da torcida rubro-negra nas arquibancadas, que empurraram os jogadores para a vitória, afastando a fase ruim e ajudando a conquistar importantes três pontos na competição. Além disso, a vitória sobre o Vasco manteve o bom retrospecto diante dos cruzmaltinos no Campeonato Brasileiro e também marcou a estréia do uniforme número 3 do Furacão.
Pela primeira vez desde que assumiu a equipe, o técnico Roberto Fernandes conseguiu repetir uma mesma escalação por duas rodadas seguidas e assistiu seus comandados dominarem a partida durante todo o primeiro tempo, criando muitas oportunidades de gol e marcando bem a saída de bola dos cruzmaltinos. Já o Vasco, tentava sair através dos contra-ataques, mas sentia o bom desempenho dos atleticanos em campo, que tiveram sua primeira boa oportunidade aos 15 minutos. Depois do bate rebate na área, a bola sobrou para Alan Bahia, que bateu por baixo e Luizão afastou o perigo, salvando quase em cima da linha. Um pouco antes, o Vasco tentou com Abubakar, que bateu cruzado da direita, mas parou em Galatto, bem colocado no gol.
Depois de assistirem à boa jogada de Julio dos Santos, que chutou rente à trave de Tiago, a torcida atleticana finalmente pôde soltar o grito de gol da garganta. Aos 19 minutos, o lateral Nei viu Márcio Azevedo entrando na área sem marcação e lançou a bola para Joãozinho, que dividiu com o zagueiro e chutou no canto esquerdo baixo do goleiro Tiago. O Vasco tentou aos 34 minutos, com um chute de fora da área de Jean, mas novamente parou na boa defesa de Galatto. O Furacão quase ampliou com Julio dos Santos, que recebeu de Ferreira, matou no peito, ingressou na área e contou com o desvio do zagueiro Eduardo Luiz, que quase marcou contra. Dominando amplamente a partida no meio-campo, o Atlético encerrou o primeiro tempo com 8 arremates a gol e 11 escanteios, o Furacão encerrou o primeiro tempo.
Segundo tempo emocionante
Para a etapa final, o Atlético voltou com a mesma formação e novamente partiu pra cima dos cruzmaltinos, com jogadas rápidas e muita pressão na Arena da Baixada. E deu resultado. Com apenas cinco minutos de partida os rubro-negros ampliaram o placar diante dos vascaínos e incendiaram a torcida atleticana. Após lance habilidoso de Ferreira, que fez jogada individual e deixou Luizão no meio do caminho, o camisa 6 do Atlético recebeu o cruzamento e, sem dificuldade, mandou paras redes de Tiago.
O bom momento atleticano em campo continuou nos pés de Ferreira, que chegou duas vezes com perigo e exigiu milagres do goleiro Tiago. Pelo lado cruzmaltino, Alex Teixeira fez boa jogada pela esquerda, aos 15 minutos, mas Danilo conseguiu afastar o perigo. Enquanto isso, o técnico Antonio Lopes tirou Abubakar para a entrada de Alan Kardec, que em seu primeiro lance descontou para o Vasco, aos 26 minutos, após receber de Wagner Diniz.
Enquanto o zagueiro Rhodolfo dava lugar à Chico, após lesionar-se em jogada com Leandro Amaral, o árbitro Wallace Nascimento promoveu um festival de cartões amarelos para os atleticanos, advertindo Valencia, Alan Bahia, Nei e Danilo. Aos 30, o técnico Roberto Fernandes sacou Julio dos Santos e colocou o atacante Anderson Aquino. A torcida começou a ficar impaciente com a postura atleticana em campo, recuando demais em campo e não marcando mais a saída de bola dos cariocas, que começaram a gostar do jogo. Cinco minutos depois, Wágner Diniz dominou na intermediária e foi interceptado por Márcio Azevedo, que cometeu o pênalti. Na cobrança de Leandro Amaral, no canto direito do goleiro atleticano, brilhou a estrela de Galatto, destaque da partida e bastante ovacionado pelos torcedores.
E ainda deu tempo para mais emoção nas arquibancadas. Já nos acréscimos o atacante Anderson Aquino recebeu sozinho de Alan Bahia e marcou o terceiro gol do Atlético, definindo a partida. Com o resultado, o Rubro-Negro chegou aos 16 pontos na tabela e vai até Recife, na próxima quinta-feira, encarar o campeão da Copa do Brasil, o Sport.
Campeonato Brasileiro - (20/07/08) – Atlético 3 x 1 Vasco L: Arena da Baixada; H: 16h; A: Wallace Nascimento Valente (ES); CA: Valencia, Leandro Amaral, Rodrigo Antônio, Ferreira, Nei, Antonio Carlos; P: 19.303; R:: R$ 295.350,00; G: Joãozinho, aos 19 do 1º, Márcio Azevedo, aos 5, Leando Amaral, aos 26, e Anderson Aquino, aos 48 do 2º. |
| ATLÉTICO: Galatto; Danilo, Antonio Carlos e Rhodolfo (Chico 65'); Nei, Valencia, Alan Bahia, Julio dos Santos (Anderson Aquino 75') e Márcio Azevedo (Douglas Maia 82'); Joãozinho e Ferreira. T: Roberto Fernandes. |
| VASCO: Tiago; Rodrigo Antônio, Eduardo Luiz e Luizão; Wagner Diniz, Jonílson, Matheus (Alex Teixeira 30'), Jean (Morais int.) e Pablo; Abubakar (Allan Kardec 61') e Leandro Amaral. T: Antonio Lopes. |
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.