Weverton falhou no primeiro gol [foto: FURACAO.COM/Joka Madruga]
Com uma atuação ruim defensivamente e sem criatividade no ataque, o Atlético perdeu para a Chapecoense por 3 a 0 na noite desta quarta-feira (24), na Arena Condá, em Santa Catarina, e ligou o sinal de alerta no Brasileirão. Com a derrota, o clube está a apenas 5 pontos da zona do rebaixamento.
O ex-atleticano Bruno Silva abriu o marcador no primeiro tempo e na etapa final Camilo e Leandro definiram a vitória do time catarinense.
Com o resultado, o Furacão segue estacionado com 28 pontos e caiu para a 12ª colocação, com apenas cinco pontos a mais que o Botafogo, atual 17º colocado. Na próxima rodada, o Furacão recebe o Corinthians, na Arena da Baixada.
Primeiro tempo: Weverton falhou e Chape saiu na frente
Nos minutos iniciais do jogo, o Furacão entrou pressionando, criando chances e acabando com os espaços da Chapecoense, que mesmo jogando em casa, errava muitos passes. Em 5 minutos o Furacão já havia criado três chances de gol, duas com Marcelo e uma com Hernani.
O jogo parecia fácil no início, até que o ex-jogador do Furacão Bruno Silva jogou um "balde de água fria" na defesa do Atlético, abrindo o placar aos 9 minutos, após cobrança de escanteio do também ex-atleticano Zezinho. Os jogadores do Atlético chegaram a reclamar de uma falta em cima do goleiro Weverton, mas o árbitro validou o gol.
O gol do time catarinense mudou a cara do Rubro-Negro, que foi visivelmente abalado. O Atlético começou a errar passes e a se perder em campo. A Chape começou a criar mais e chegar com perigo no gol de Weverton, aos 12' e aos 14' a equipe alviverde conseguiu duas chances de cabeça, com Rafael Lima e com Camilo.
O Furacão esbarrava na marcação do clube catarinense e só voltou a criar aos 20 minutos, após cobrança de falta de Bady, que William Rocha cabeceou para Cleberson que sem goleiro finalizou para fora.
Aos poucos o Rubro-Negro voltou a criar chances e chegou mais próximo do empate, com isso, o jogo ficou mais aberto. Aos 26', Marcos Guilherme pegou o rebote do goleiro Danilo e passou para Marcelo que desperdiçou a chance. Enquanto o Atlético tentava atacar, a equipe da Chapecoense se mostrava perigosa nos contra-ataques, aos 38', Zezinho fez boa jogada e tocou para Leandro, que chutou forte. A bola passou perto do gol de Weverton.
Com um time perdido em campo, falhas na marcação e nenhuma chance real de gol, o Atlético caminhava para o intervalo produzindo muito pouco enquanto o time catarinense se fechava e valorizava a posse de bola.
Segundo tempo: Apagão e derrota por 3 a 0
No começo do segundo tempo, o Furacão chegou a esboçar uma reação, conseguiu uma série de escanteios, chegou a manter a posse de bola por algum tempo, porém logo se perdeu em campo. O ritmo do jogo caiu muito, as duas equipes erravam muitos passes e faziam davam apenas chutões.
Aos 13', novamente Bruno Silva cabeceou com perigo e Weverton fez milagre. Na sequência do Lance, Hernani fez boa jogada e cruzou para Mosquito, que não conseguiu finalizar.
A equipe catarinense chegou ao segundo gol aos 20 minutos, com Camilo, que cabeceou na segunda trave sem chances para Weverton.
Buscando um time mais ofensivo, o técnico Claudinei Oliveira tentou mudar a equipe tirando Bady e improvisando o jovem lateral Sidcley no meio mais uma vez. Pouco depois tirou William Rocha para a entrada do uruguaio Lucas Olaza. E ainda trocou Marcos Guilherme por Damasceno.
Mesmo com as mexidas na equipe, o Atlético continuava sem volume de jogo. A Chapecoense se fechou na defesa e buscou jogar no erro do Atlético, apostando em contra-ataques. Com a mexida do técnico Jorginho no time catarinense, Zezinho deu lugar para Nenén, aos 29' e aí a Chapecoense passou a dominar o meio de campo.
Aos 31' e aos 32' a equipe catarinense assustou a defesa atleticana em dois momentos, primeiro em um recuo precipitado do zagueiro Cleberson e depois com um chute do atacante Leandro por cima do gol de Weverton. O Atlético ainda respondeu em dois lances, porém sem muito perigo, com Sidcley e Mosquito.
A Chapecoense chegou ao terceiro gol após bela jogada de Nenén, que tocou para Leandro finalizar, aos 43' do segundo tempo. Fim de jogo, Chapecoense 3 a 0, a terceira derrota seguida do Furacão no Campeonato Brasileiro.
Para tentar se recuperar, o Furacão volta a jogar no próximo domingo (28) para enfrentar o Corinthians as 16h, na Arena da Baixada. Após a derrota na 24ª rodada, o Atlético está a apenas 5 pontos da zona do rebaixamento.
Campeonato Brasileiro - (24/09/14) - Chapecoense 3 x 0 Atlético L: Arena Condá; H: 21h00; A: Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL); CA: Rafael Lima, Willian Rocha e Gustavo; CV: não houve; P: 6.805; R: R$ 76.890,00; G: Bruno Silva, aos 9 do 1º; Camilo, aos 20, e Leandro, aos 43 do 2º. |
| CHAPECOENSE: Danilo; Edinei, Rafael Lima (Douglas Grolli 34') e Rodrigo Biro; Bruno Silva (Wanderson 81’), Ricardo Conceição, Zezinho (Nenén 75') e Camilo; Fabinho Alvez e Leandro. T: Jorginho. |
| ATLÉTICO: Weverton; Sueliton, Cleberson, Gustavo e Willian Rocha (Lucas Olaza 69’); Deivid, Hernani, Bady (Sidcley 68’) e Marcos Guilherme (Marco Damaceno 70’); Marcelo e Mosquito. T: Claudinei Oliveira. |
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.