"O título foi merecido", destacou Bernardes [foto: FURACAO.COM/Joka Madruga]
Um título merecido. Foi assim que o técnico Arthur Bernardes definiu a conquista do título do segundo turno do Paranaense 2013, mesmo com a derrota sofrida para o Operário neste domingo (28). Ao final da partida, o treinador analisou os erros cometidos pela equipe, que viu encerrar uma invencibilidade que já durava 11 jogos.
Bernardes destacou o desempenho da equipe adversária, lamentou as ausências de Zezinho e Crislan e quer que a equipe atleticana tire as lições do tropeço em Ponta Grossa visando as finais do campeonato. Além disso, o técnico destacou a atuação de Bruno Pelissari e pediu seriedade à equipe que vai duelar com o Coritiba nas finais do Estadual.
Veja abaixo os comentários do treinador:
O TÍTULO
“O título foi merecido porque nós fizemos um trabalho muito bem feito com jovens que a gente já cansava de mencionar sobre a idade dos garotos. Hoje a equipe não foi bem, mas conseguimos conquistar o título que eu acho que é muito importante para a história do clube, fundamental para ratificar todo um trabalho que foi feito com muito carinho. Ficamos 11 jogos sem perder, o adversário jogou bem, foi melhor que a gente, e mereceu a vitória”.
A DERROTA
“Vai ser uma lição muito boa porque sempre digo a eles que o sofrimento muitas vezes faz você melhorar em uma série de setores. O aprendizado de uma derrota é muito grande, desde que você saiba tirar proveito disso. E isso vai servir para que possamos ter mais seriedade do que já temos. Hoje o dia deles não era bom. O Bruno Pelissari entrou muito bem, o jogo já estava praticamente definido, organizando bem, já me serviu como uma possibilidade de usá-lo de cara. Nosso sistema tático não funcionou bem, muitas peças não tiveram uma tarde feliz. As ausências do Zezinho e do Crislan foram preponderantes para você articular o meio com o ataque. Nós perdemos essa ligação. Até coloquei o Bruno Pelissari no final, coloquei ele nos 15, 20 minutos finais, e achei que ele fez um trabalho bom. De uma maneira geral deu pra gente ter um momento de reflexão a partir de agora, que somos um time de operários, que tem que trabalhar duro na marcação, contra atacar forte, e ter seriedade o tempo todo. Não pode ter nenhum momento de glamour. Nosso time não é time pra glamour. Tem que correr muito para corresponder às expectativas que o torcedor espera de nós. Nosso time não tem cracaço
(sic), de milhões de dólares, mas jovens que têm pretensões maiores e que eles durante a semana vão ter que trabalhar muito duro para chegar aonde precisamos chegar”.
A EQUIPE
“Não ganhamos agora o título. Ganhamos no dia a dia, foi passo a passo, com humildade, respeito e sabedoria. O que aconteceu aqui hoje também faz parte do trabalho deles. Tínhamos certeza, não certeza absoluta, que o Coritiba não ia jogar um futebol muito tranquilo para que o Londrina tivesse um bom resultado. Não cabe a uma equipe séria como o Coritiba. Acho que nós fizemos o nosso trabalho da melhor forma possível, nosso adversário jogou melhor, se posicionou bem, e a nossa equipe não teve uma tarde brilhante. mas não podemos deixar de reconhecer que são 11 jogos invictos no campeonato. O trabalho todo foi feito de uma forma muito profissional com muita seriedade. Estou sinceramente muito feliz com o que aconteceu com a nossa equipe”.
ATLETIBA
“Primeiro é aprender com essa derrota, que ensina muito. Vamos mostrar a eles todos os fatos negativos que aconteceram nesse jogo e respeitar bastante o nosso adversário, de peso, com jogadores experientes, que também querem ganhar o título e estão trabalhando. Os dois clubes que chegaram para disputar a final tiveram méritos assim como o Londrina, que teve seus méritos, mas não consegui um paciência, os números não ajudaram. Fizemos um trabalho bem coerente com o que fazemos no dia a dia. É merecedor o título, mas daqui pra frente já começamos a pensar de outra forma”.
PREPARAÇÃO
“Tem que estudar, trabalhar e ver a melhor opção. Temos que analisar muito o nosso adversário, ter todos os cuidados possíveis. É um jogo de xadrez, de pegada e atenção o tempo todo. A semana vai ser de muito trabalho”.
OBJETIVOS
“O primeiro objetivo, não posso deixar de enfatizar, era fazer com que alguns jogadores daqui subissem para o profissional. O segundo era não cair para a segunda divisão. E o que aconteceu, foi o que surpreendeu muita gente, que muitos não esperavam, era fazer uma campanha boa, mas não de chegar a 11 jogos sem perder, e isso foi uma surpresa geral. Mas quando a gente trabalha duro e com seriedade, sabemos que tudo é possível, e o time correspondeu”.
RECADO À TORCIDA
“Muito obrigado pelo apoio que eles deram. Eles sabem que nós sofremos aqui durante o primeiro turno, fomos muito criticados, mas hoje o titulo está na mão da nossa torcida, e ela pode comemorar porque merece”.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.