Paulista passou pelo São José na primeira fase [foto: JORNAL DE JUNDIAÍ/Marcelo Langue]
Atual sétimo colocado do Campeonato Paulista, o Paulista de Jundiaí promete respeitar o Furacão. Confiante, mas respeitoso, o "Galo" vai buscar a vitória, como explica o zagueiro Eli Sábia, que defendeu o Atlético na última temporada.
"O Atlético tem uma equipe muito bem montada, com uma estrutura considerada uma das melhores do Brasil. Tive o prazer de trabalhar com vários atletas que estão lá. É um grande time, mas nós temos totais condições de vencer jogando na nossa casa", defende.
Além de Sabiá, outro jogador do elenco do Paulista já jogou pelo Furacão: o goleiro Cristiano. Destaque do próprio Paulista no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1997, ele chegou ao Furacão no ano seguinte.
Parceria
O título da Copinha abriu as portas para que o então Lousano Paulista mantivesse parceria com o próprio Atlético. Além de Cristiano, outros jogadores fizeram o trajeto Jundiaí-Curitiba em 98, com destaque para o zagueiro Wilson, o meia Alex e, principalmente, para o atacante Tuta, artilheiro do Paranaense daquele ano.
Em 2006, as duas diretorias voltaram a se aproximar e o Atlético emprestou jovens revelações para a equipe paulista, que disputaria, naquele ano, a Copa Libertadores da América. No Galo, o zagueiro Douglas Marques, o meia Sammir e o atacante Schumacher (além do lateral esquerdo Beto, revelado pelo Ipatinga) não conseguiram, no entanto, a classificação para a segunda fase. Um ano depois, nova negociação entre os clubes, com a ida do atacante Neto Baiano para o Paulista e a contratação do volante Jairo pelo Atlético.
Campeão da Copa do Brasil
O maior título do Paulista é a Copa do Brasil, conquistada em 2005. Na campanha, o Galo derrotou Juventude, Botafogo, Internacional, Figueirense, Cruzeiro e, na final, Fluminense. O time contava com três jogadores que viriam a jogar no Furacão: o lateral Thiago Almeida, o zagueiro Danilo, o volante Cristian e o meia Juliano. Outros jogadores que se destacaram daquela equipe foram o zagueiro Réver e o meia Márcio Mossoró.
Vários nomes
Fundado oficialmente em 1909, o Paulista Futebol Clube nasce como continuação do Jundiahy Foot Ball Club. Apesar de antigo, o clube só foi ganhar expressão na década de 90, após parceria que batizou a equipe como Lousano Paulista. Na mesma década, a parceria continuou com outra empresa, a Parmalat, e o nome mudou para Etti Jundiaí. Em 2002, o clube volta a ser chamado de Paulista após plebiscito realizado na cidade.
Atualidade
O Paulista é o atual sétimo colocado do Campeonato Paulista, com 21 pontos conquistados em treze jogos. Atuando contra os grandes do estado, foi derrotado pelo Palmeiras, fora de casa, por 3 a 1, e empatou sem gols com o Corinthians, no Jayme Cintra. Na última rodada, a equipe derrotou o Americana, fora de casa, por 2 a 0.
Além dos ex-atleticanos, a equipe do interior do estado tem como destaque o volante Baiano. Revelado pelo Santos, ainda como lateral-direita, ele chegou a defender a seleção brasileira olímpica. Após rodar por diversas equipes, fez parte do elenco do Guarani, rebaixado no ano passado no Campeonato Brasileiro.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.