Zagueiro Eli Sabiá, titular do Paulista, passou pelo Atlético em 2010 [foto: Julia Abdul-Hak]
Campeão da Copa do Brasil de 2005, o Paulista, próximo adversário do Atlético no torneio, aposta na forte marcação e nos contra-ataques para surpreender o paÃs novamente. O time de Jundiaà atua no esquema 4-4-2 com três volantes (4-3-1-2). Um deles é Baiano, que se destacou no Palmeiras e foi para o Boca Juniors, em 2005.
O número elevado de marcadores permite ao lateral-esquerdo Guigov ter liberdade para avançar. É comum vê-lo chegar à linha de fundo para cruzar ou entrar em diagonal.
A principal arma da equipe, porém, são os contra-ataques. Três jogadores mais avançados – Diego Barboza, Vanderlei e Hernane – se movimentam em velocidade quando têm a posse de bola.
Defesa
Cristiano era o dono da camisa 1. Porém, o goleiro, que já passou pelo Atlético, foi afastado, segundo a imprensa paulista, por indisciplina. Com isso, o jovem Felipe Alves, revelado pelo próprio clube, assumiu a posição. Ele é protegido por uma primeira linha de quatro jogadores, que tem Weldinho, Eli Sabiá, Henrique e Guigov. O segundo também já defendeu o Furacão. Eli Sabiá chegou ao Rubro-Negro em julho de 2010 e disputou apenas dois jogos. Em um deles – derrota para o Vasco por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro – foi expulso ainda no primeiro tempo. No fim do ano, deixou o Furacão e voltou para o Paulista.
Meio-campo
O time de Jundiaà aposta, no meio, em jogadores com passagem por Palmeiras e/ou Guarani. João Paulo e Baiano defenderam os dois clubes; Fábio Gomes defendeu o Porco; Diego Barboza se destacou no Bugre. Esse último, aliás, é o principal responsável pelo contra-ataque e pela criação de jogadas do Paulista. Camisa 10 canhoto, Barboza abre pelos lados e, quando tem a bola, centraliza. É ele também, junto com Baiano, o responsável pelos lances de bola parada.
Ataque
Vanderlei e Hernane formam a dupla de ataque titular. O primeiro já defendeu o São Paulo, em 2007, e o Toledo, em 2009. O segundo passou por Profute-RJ, Ivinhema-MS e Juventus-SP. E Hernane é o artilheiro da equipe na temporada. Ele marcou oito gols em 2011, sendo sete no Campeonato Paulista e um na Copa do Brasil.
Para o jogo de quarta-feira, às 19h30, contra o Atlético, o time comandado por Wagner Lopes deve ter todos os jogadores à disposição. Com isso, o Paulista deve entrar em campo com Felipe Alves; Weldinho, Eli Sabiá, Henrique e Guigov; Fábio Gomes, João Paulo, Baiano e Diego Barboza; Vanderlei e Hernane.
Paulista joga no 4-3-1-2, com Diego Barboza na ligação [imagem: FURACAO.COM]
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.