Gutemberg: péssima arbitragem [foto: FURACAO.COM/Joka Madruga]
A má atuação da arbitragem já está virando uma espécie de rotina nos jogos do Atlético. Com a conivência da direção de arbitragens da CBF, os maus árbitros cometem erros grosseiros, influenciam diretamente no resultados das partidas, mas seguem com o “prêmio” de continuarem apitando, mesmo não apresentando qualidade técnica para isso.
Neste domingo, no jogo contra o São Paulo, mais uma vez o apito foi inimigo do Furacão. O carioca Gutemberg de Paula Fonseca recebeu muitas críticas do lado rubro-negro, principalmente por ter errado em dois lances cruciais: no primeiro cartão amarelo a Manoel, num lance que sequer foi falta ainda no primeiro tempo; e na marcação errônea de um impedimento, nos minutos finais do jogo, em lance que poderia inclusive decretar a vitória atleticana – e detalhe: o impedimento sequer foi assinalado pelo auxiliar, pois Maikon Leite estava claramente em condição legal de jogo.
Com falhas importantes e decisivas, Fonseca recebeu duras críticas da torcida atleticana, que gritou em coro “Vergonha!” para a péssima atuação do homem do apito. Na coletiva após o jogo o técnico Paulo Cesar Carpegiani também se mostrou irritado com a atuação do apitador, mas preferiu dizer que não deve comentar a atuação do árbitro já que todos nos estádio viram muito bem o que ele fez.
Erros sucessivos e com o aval da CBF
Esta não é a primeira vez que o Atlético sai reclamando (e com razão) da arbitragem neste Campeonato Brasileiro. O festival de horrores dos homens do apito começou logo na primeira rodada, contra o Corinthians, no Pacaembu. Depois, em jogos contra Guarani, Atlético-GO, Cruzeiro e a “operação” no jogo contra o Vasco, em São Januário, foram outras partidas com erros claríssimos da arbitragem contra o Rubro-Negro.
A sucessão de erros sem uma punição da CBF traz um saldo alarmante: de 12 jogos do Atlético no Brasileirão, pelo menos seis tiveram uma clara má atuação da arbitragem. E pior: como premiação, eles continuam apitando jogos e até mesmo voltam a apitar partidas contra o Atlético.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.