Paulo Schmitt irá analisar o caso [foto: clicrbs]
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), através do procurador-geral Paulo Schmitt, irá solicitar as imagens do jogo entre Palmeiras e Atlético, realizado ontem pela Copa do Brasil, para tomar providências em relação à polêmica denúncia do zagueiro Manoel, que foi xingado de “macaco” pelo defensor Danilo.
De acordo com informações do site
Justicadesportiva.com.br , a procuradoria irá analisar as imagens para efetuar a denúncia, já que a punição para o ato de racismo existe na Justiça Desportiva brasileira desde 2006. “Vamos ver o lance e analisar. O que identificarmos de infração iremos denunciar, e o que não conseguirmos iremos solicitar a instauração de um inquérito”, afirmou Schmitt.
Segundo o novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a cusparada, tipificada no artigo 254-B, pode render punição de seis a 12 jogos a Danilo. Caso seja comprovada a atitude racista, o zagueiro palmeirense também poderá responder ao artigo 243-G (praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão da cor), que prevê suspensão de cinco a 10 partidas. Já o zagueiro atleticano corre o risco de ser denunciado duas vezes no artigo 254-A (agressão física), inciso I, pela cabeçada e também pelo pisão confesso em Danilo. A punição prevista no artigo é de suspensão de quatro a 12 jogos.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.