Marcinho: luta pela artilharia atleticana [foto: JORNAL DO ESTADO/Jonas Oliveira]
O meia-atacante Marcinho marcou neste sábado, diante do Cruzeiro, o centésimo gol do Atlético na temporada. Ele recebeu passe de Paulo Baier e completou, de cabeça, para o fundo da meta de Fábio, fazendo 1 a 0 para o Furacão no importante jogo na luta contra o rebaixamento. Depois, o Rubro-Negro acabou cedendo o empate e o dia terminou com gosto amargo para os atleticanos, a ponto de a marca de 100 gols se tornar irrelevante diante da frustração pela perda de dois pontos.
O Furacão já realizou 66 jogos em 2009. Marcou 100 gols e sofreu 82. Na temporada passada, com cinco partidas a mais, o time fez apenas 98 gols. O desempenho no último biênio está bem abaixo de anos anteriores. Em 2007, foram 132 gols e em 2006, 119. A melhor temporada dos últimos anos foi 2005, ano do vice-campeonato da Libertadores: 137 gols pró.
Neste ano, Wallyson foi o autor do quinquagésimo gol atleticano. Ele saiu na vitória por 3 a 1 sobre o ABC, na Arena da Baixada, pela Copa do Brasil, no dia 22 de abril. O time custou para fazer mais 50 gols e o centésimo saiu apenas no jogo de ontem contra o Cruzeiro, sete meses depois.
Com o gol, Marcinho se isolou como artilheiro do Atlético no Campeonato Brasileiro, com 11, quatro a mais que Paulo Baier. Agora, o atacante busca superar o goleador máximo da equipe na temporada, Rafael Moura, que fez 19 gols. Marcinho tem 17 e terá mais dois jogos para tentar conquistar o posto. O último jogo de Moura pelo Atlético foi em julho, contra o AvaÃ. Depois, foi afastado e não jogou mais. Mesmo assim, manteve a condição de maior artilheiro principalmente em função de seu desempenho no Campeonato Paranaense, do qual foi artilheiro com 14 gols.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.