Fernandes acredita em um time mais ofensivo no 4-4-2 [foto: JORNAL DO ESTADO/Franklin de Freitas]
Para grande parte da torcida atleticana e da imprensa paranaense, o esquema de jogo adotado pelo técnico Roberto Fernandes é o grande responsável pela queda de rendimento da equipe nos últimos jogos. Assim que assumiu o Furacão, Fernandes deixou claro que iria adotar o esquema de jogo 4-4-2 e “aposentar” o 3-5-2 que vinha sendo utilizado no Atlético há muito tempo.
Com a mudança de esquema tático, a primeira ação do treinador foi tirar o zagueiro Rhodolfo da equipe, abrindo então, uma vaga para um jogador de meio de campo ou até mesmo de ataque. A mudança, que tinha como objetivo deixar o time atleticano mais ofensivo, acabou desestruturando o setor mais coeso da equipe no primeiro semestre, a defesa. Nas seis partidas sob o comando de Roberto Fernandes, o Furacão levou sete gols, perdeu três partidas, empatou duas e venceu somente uma.
Mas os resultados negativos não se devem somente aos gols sofridos. A queda de rendimento no setor defensivo acabou desestabilizando o meio de campo rubro-negro e consequentemente o ataque passou a ser quase inoperante. Nas seis partidas, o ataque atleticano fez sete gols, sendo que cinco deles foram na mesma partida, contra o Goiás.
Mesmo com todas as críticas e tendo peças para compor a equipe no esquema 3-5-2, o treinador rubro-negro deverá manter o esquema de jogo 4-4-2 na partida de amanhã contra o Santos, na Arena. Roberto Fernandes chegou a comentar, após o empate na partida do último domingo, contra o Coritiba, que poderia modificar o esquema de jogo da equipe, mas a idéia não foi colocada em prática durante a semana e a equipe continua treinando no mesmo esquema adotado nos últimos jogos.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.