Atlético perdeu para o Paraná no Pinheirão [foto: FURACAO.COM/Giuliano Gomes]
O Atlético perdeu para o Paraná Clube por 2 a 1 em partida realizada na noite deste domingo no Estádio do Pinheirão. Mesmo tendo melhorado em relação ao último jogo, o Rubro-Negro voltou a cometer falhas e acabou sofrendo gols em erros individuais. Por outro lado, mesmo com maior posse de bola, o time não conseguiu ser agressivo o suficiente a ponto de impor uma pressão ao adversário. A derrota derruba o Atlético para a décima terceira colocação, cada vez mais ameaçado pelo pelotão de baixo.
O Paraná tomou a iniciativa nos primeiros minutos, mas o Atlético tomou as rédeas do jogo a partir dos 8 minutos. Insistindo em jogadas pela esquerda, o Rubro-Negro criou boas chances através de Ferreira e Moreno, mas falhou nos passes decisivos para as jogadas de gol. O colombiano protagonizou bons lances, mas faltou um atacante para completar para o gol. Já Moreno errou diversos cruzamentos.
Mesmo perdendo o duelo no meio-campo, o Paraná conseguiu abrir o marcador em um lance aos 27 minutos. Maicosuel tabelou com Batista, que enganou a marcação, matou a bola no peito dentro da área e chegou antes de Danilo para bater no canto esquerdo de Cléber. O Rubro-Negro respondeu em faltas e escanteios cobrados por Evandro. As melhores chances surgiram com Alan Bahia, já depois dos 45 minutos, mas faltou competência para empatar o jogo.
Ao final do primeiro tempo, o técnico Givanildo Oliveira elogiou o desempenho do Atlético no primeiro tempo, mas reclamou da ineficiência do ataque e pediu mais atenção à zaga. O paranista Caio Júnior admitiu que sua equipe perdeu a disputa no meio-campo, mas disse apostar na eficiência dos contra-ataques.
Mais uma falha da defesa
Porém, o alerta de Givanildo para a "bobeada" da defesa não foi suficiente para evitar um novo cochilo no segundo tempo, que acabou sendo decisivo para a derrota atleticana. O Atlético até voltou com mais vontade e chegou a empatar o jogo em um chute de Jancarlos, logo aos 2 minutos. Em posição de cruzamento, ele mandou direto para o gol e enganou Flávio, que fez golpe de vista. Porém, o time voltou a cometer erros e acabou levando mais um gol.
O Paraná pressionou o Atlético a partir dos 9 minutos, quando Edmilson cobrou uma falta com perigo, até os 20, quando Cléber evitou um gol de Leonardo. Nesse período de dez minutos, o ataque paranista atacou tanto que fez de Cléber o melhor jogador em campo. Ele foi responsável por segurar o empate em chutes de Goiano, aos 11 e de Maicosuel, aos 13 minutos.
O Atlético saiu do sufoco quando Denis Marques, que havia entrado em lugar de Neto Baiano, arrancou do meio-campo e carregou a bola até a linha de fundo, fazendo um cruzamento cortado pela zaga. Mas de nada adiantou o "respiro". Mesmo quando já não era mais tão perigoso, o Paraná chegou ao segundo gol. Edinho cruzou da esquerda e Leonardo, completamente livre, cabeceou para o fundo da rede.
Nos vinte minutos finais, o Atlético buscou o empate, mas de forma desordenada. Válber e Ivan entraram em campo, mas o time criou só duas chances. A melhor com Denis Marques, aos 37 minutos. Na cara do gol, ele deu um tapa para encobrir Flávio, mas o goleiro foi esperto e interceptou. A outra foi o último lance do jogo. Válber arrancou pela esquerda e bateu cruzado. Flávio espalmou e Leonardo Gaciba apitou o final da partida.
Campeonato Brasileiro - (16/07/06) - Paraná Clube 2 x 1 Atlético L: Pinheirão; H: 18h10; A: Leonardo Gaciba da Silva (RS); CA: Alan Bahia (6'), Batista (17'), Jancarlos (48'), Erandir (72') e Leonardo (74'); P: 8.573; R: R$ 104.500,00; G: Batista, aos 27 do 1°; Jancarlos, aos 2, e Leonardo aos 28 do 2°. |
| PARANÁ CLUBE: Flávio; Gustavo, Neguete e Edmilson; Goiano, Beto, Batista, Maicosuel e Edinho (Serginho 90'); Leonardo e Cristiano (Gérson 83'). T: Caio Júnior. |
| ATLÉTICO: Cléber; Jancarlos, Danilo, João Leonardo e Moreno (Válber 80'); Alan Bahia, Erandir, Evandro (Ivan 83') e Ferreira; Neto Baiano (Denis Marques 59') e Pedro Oldoni. T: Givanildo Oliveira. |
Melhores momentos da partida
Primeiro tempo
08 min - Atlético cria a primeira boa jogada. Ferreira cruza da esquerda, mas ninguém aproveita.
14 min - Pedro Oldoni ganha de Neguete e avança em direção ao gol, mas se atrapalha e perde a bola.
18 min - Neto Baiano desvia um chute de fora da área e assusta Flávio.
25 min - Cristiano bate cruzado da direita e Cléber espalma para escanteio.
27 min - Gol do Paraná. Batista tabela com Maicosuel, mata no peito e bate no canto de Cléber.
28 min - Evandro cobra falta de longe, mas a bola vai no canto e Flávio quase se complica.
30 min - Ferreira faz boa jogada de linha de fundo e cruza para trás, mas a zaga corta.
39 min - Cristiano arrisca de longe e a bola passa à direita de Cléber.
45 min - Alan Bahia chuta de fora da área, a bola desvia em Neguete e passa raspando.
46 min - Evandro cobra escanteio e Alan Bahia cabeceia com perigo.
46 min - Fim do primeiro tempo.
Segundo tempo
02 min - Gol do Atlético. Jancarlos chuta forte da ponta-direita e marca um golaço, quase sem ângulo.
07 min - Pedro Oldoni arrisca de fora da área e a bola passa perto.
09 min - Edmilson cobra falta da entrada da área, mas manda para fora.
11 min - Goiano arrisca de longe e Cléber espalma.
13 min - Maicosuel cobra falta e Cléber faz boa defesa.
18 min - Ferreira cruza da direita, a bola desvia na zaga e quase engana Flávio.
20 min - Leonardo bate de fora da área e Cléber faz ótima defesa.
22 min - Moreno cobra falta e Flávio defende.
28 min - Gol do Paraná. Edinho cruza da esquerda e Leonardo sobre completamente livre para cabecear.
32 min - Cristiano dribla João Leonardo e chuta no canto direito, mas Cléber espalma e evita o gol.
37 min - Na cara do gol, Denis Marques tenta encobrir Flávio, mas o goleiro defende.
41 min - Ferreira chuta, Flávio bate-roupa e quase entrega a bola nos pés de Denis Marques.
47 min - Válber faz boa jogada e chuta rasteiro da esquerda, mas Flávio espalma.
47 min - Fim do jogo.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.