Diego comemora a classificação
[foto: Jorge Adorno / Reuters]
O Atlético Paranaense está classificado para as quartas de final da Copa Libertadores da América. A vaga veio em Assunção, no Paraguai. Depois de perder no tempo normal por 2 a 1 para o Cerro Porteño, o Rubro-negro decidiu nos pênaltis a sorte. A vitória veio somente na última cobrança da série com Evandro. Alan Bahia, Fabrício, Baloy e Marín também marcaram e Diego defendeu a quinta cobrança do Cerro, chutada por Santiago. Na próxima fase da Copa Libertadores o Atlético enfrenta o Santos.
O Atlético começou a partida com boa chance de abrir o placar. Só que o meia Rodrigo não aproveitou o cruzamento da direita e cabeceou fraco. Aos seis minutos o Cerro abriu o placar. Júlio dos Santos driblou a zaga Rubro-negra e chutou no canto do goleiro Diego. Apesar do gol, o time brasileiro não se abateu e Lima achou o empate três minutos depois. Espínola falhou no recuou para o goleiro e o artilheiro atleticano chutou forte.
A partir daí o Atlético passou a jogar no contra-ataque e o Cerro Porteño explorou as laterais do campo. Só que foram pelas bolas paradas os principais lances dos paraguaios. Diego teve que fazer duas boas defesas para impedir a vantagem adversária. O que o goleiro não conseguiu evitar foi o bom chute de Santiago, aos 38 minutos. Ele recebeu dentro da área e, marcado por Cocito, colocou de novo o Cerro na frente. A chance do segundo gol atleticano foi desperiçada por Marín. Na boa jogada pela esquerda o lateral não teve calma para finalizar e mandou uma bomba para fora.
No intervalo o técnico Borba Filho colocou Durval no lugar de Marcão. O time atleticano voltou a jogar defensivamente e em duas vezes a trave salvou o Rubro-negro de levar o terceiro gol. Enquanto o Cerro tentava de todas as maneiras se infiltrar na zaga adversária, os brasileiros se defendiam como podiam.
Depois que Evandro entrou em campo as jogadas do Atlético passaram a ser mais conscientes. Só que a falta de um bom finalizador prejudiou o desenvolvimento do time. Já no fim do jogo, Aloísio entrou em campo no lugar de Lima e incomodou um pouco o Cerro Porteño. Bem administrado, o time consegui segurar os paraguaios e levar a decisão para os pênaltis.
Os pênaltis
O sofrimento do Atlético só terminou depois que Evandro bateu o último pênalti da série. Antes disso, oito cobranças foram realizadas: quatro convertidas pelo Cerro (Inca, Grana, Julio dos Santos e Sarábia) e quatro do Atlético (Alan Bahia, Fabrício, Baloy e Marín). Só na quinta cobrança, Santiago chutou no canto e Diego fez uma espetacular defesa. A responsabilidade da vaga sobrou para o meia Evandro, que chutou forte e garantiu o Furacão na próxima fase. Pela primeira vez um clube paranaense está classificado nas quartas de final da Copa Libertadores.
Principais lances do primeiro tempo
4 min - Rodrigo perde a chance de abrir o placar depois do cruzamento da direita
6 min - Julio dos Santos faz a festa na zaga e marca o primeiro do Cerro
9 min - Espínola falha e Lima aproveita para empatar a partida
22 min - Fretes cobrou falta com perigo e Diego defendeu
27 min - Cartão amarelo - Espínola
30 min - O Cerro quase faz o segundo na cobrança de falta. Diego espalma e Marín manda para escanteio
30 min - Na cobrança do escateio, Diego sai do gol e na cabeçada a bola bate no travessão
32 min - Cartão amarelo - Grana
33 min - Cartão amarelo - Marín
38 min - Santiago recebe na área e faz o segundo do Cerro
42 min - Marín perde a chance de empatar após receber na grande área. O chute foi para fora
47 min - Cartão amarelo - Lima
48 min - Fim do primeiro tempo
Principais lances do segundo tempo
Intervalo - Sai Marcão entra Durval
6 min - Falta para o Atlético perto da área. Rodrigo chuta na barreira
11 min - Dos Santos fez boa jogada mas foi desarmado dentro da área
16 min - O Cerro quase faz o terceiro. A bola bate na trave
21 min - Sai Rodrigo entra Evandro
24 min - Espinosa cabeceia na trave
26 min - Santiago cabeceia e Diego espalma para escanteio
32 min - Evandro cabeceia uma bola por cima do gol do Cerro
35 min - Linha de passe na zaga do Atlético e mais uma chance do Cerro desperdiçada
39 min - Sai Lima entra Aloísio
44 min - Aloísio chuta colocado, por cima, e quase empata
47 min - Fim do jogo
Pênaltis
Cerro - Inca cobra e marca
Atlético - Alan Bahia faz o primeiro do Atlético
Cerro - Grana faz o segundo do Cerro
Atlético - Fabrício deixa tudo igual
Cerro - Julio dos Santos chuta e faz o terceiro
Atlético - Baloy faz o terceiro do Atlético
Cerro - Sarábia cobra e faz o quarto
Atlético - Marín deixa a série de cobranças em igualdade
Cerro - Diego defende a cobrança de Santiago
Atlético - Evandro marca o quinto gol do Atlético.
Libertadores - (26/05/05) - Cerro Porteño 2 x 1 (4 x 5) Atlético L: Gen. Pablo Rojas (La Olla); H: 18h15; A: Oscar Ruiz (COL); CA: Espínola (27'), Grana (32'), Marín (33'), Lima (45+2') e Ramírez (90'); P: 19.775; R: G 244.375.000,00 (R$ 93.423,75); G: Julio dos Santos, aos 6, Lima, aos 9, e Santiago Salcedo, aos 38 do 1°; PÊN: Inca, Grana, Julio dos Santos e Sarabia (C); Alan Bahia, Fabrício, Baloy, Marín e Evandro (A). |
| CERRO PORTEÑO: Aceval; Álvarez, Sarabia, Espínola e Carlos Báez; Fretes (Inca 84'), Grana, Domingo Salcedo e Julio dos Santos; Ramírez e Santiago Salcedo. T: Gustavo Costas. |
| ATLÉTICO: Diego; Jancarlos, Baloy, Marcão (Durval int) e Marín; Cocito, Alan Bahia, Fabrício e Rodrigo (Evandro 66'); Cléo e Lima (Aloísio 84'). T: Borba Filho. |
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.