A Folha de S.Paulo deste domingo publicou reportagem sobre os grandes craques foram eternizados com a camisa 7 no futebol brasileiro e sua atual utilização no Campeonato Brasileiro.
A camisa 7 esteve tradicionalmente ligada à posição de ponta-direita. Garrincha foi o principal jogador que utilizou esse número. Porém, atualmente, são os volantes que têm optado pela camisa 7.
"De lá para cá, o camisa 7 foi recuando e perdendo o carisma que consagrou inúmeros atletas da posição. O primeiro Brasileiro de pontos corridos dá uma dimensão do atual desprestÃgio da camisa 7. Hoje praticamente um reduto de marcadores limitados e de pouca qualidade técnica. Até zagueiros - Igor e Juliano, do Atlético-PR - vestiram o uniforme", diz um trecho da matéria.
De acordo com o Datafolha, quase 40% dos atletas que usam a camisa 7 em seus clubes jogam como zagueiros, laterais ou volantes. Os atacantes representam apenas 34%.
Apesar disso, a reportagem do Datafolha contém um erro: informa que Juliano não finalizou ao gol nenhuma vez neste Brasileiro. O jogador atleticano até já marcou um gol, contra o Criciúma (foto) - embora naquele jogo ele tenha atuado com a camisa 3.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.