Salvador - Pra quem acha o Barradão somente uma falta de respeito e considera a Fonte Nova um estádio digno e aconchegante, chegou a hora de saber um pouco sobre a Arena da Baixada, o estádio mais moderno da América Latina.
Inaugurado em junho de 1999, o novo Joaquim Américo, com capacidade para 32.864 pessoas, ficou pronto em apenas 18 meses. O torcedor pode assitir aos jogos das arquibancadas, cadeiras, cadeiras executivas, camarotes e até mesmo no restaurante VIP (isso mesmo!).
Há um estacionamento coberto para 300 vagas. Se o problema for locomoção dentro do estádio, basta apelar para um dos 6 elevadores - 4 convencionais e 2 panorâmicos. Existem vestiários especiais com hidromassagem para jogadores, árbitros, chearleaders e até gandulas.
Com o objetivo de custear o projeto, a diretoria atleticana chegou a vender pedaços do antigo estádio, o primeiro do Paraná, que foi demolido para a construção da Arena. Hoje arrecada-se com o aluguel das 68 lojas, que mantém o local ativo mesmo quando a equipe de futebol está de férias. O Furacão disponibiliza ainda 10 suÃtes (todas reservadas para os patrocinadores do clube).
E, apesar de tamanha envergadura, a competência dos paranaenses não permitiu que os torcedores pagassem a conta. Para o jogo de logo mais contra o Bahia, a arquibancada é vendida por R$ 15, sendo que menores, mulheres e estudantes pagam R$ 10 - preços equivalentes aos praticados nos campos baianos mas com uma "pequena" diferença: lá vale a pena.
Vale ressaltar que tudo isso vem de um clube com quase 80 anos e que até 1994 disputava a Segunda Divisão do Nacional. Atualmente, porém, possui uma das maiores estruturas do paÃs, a soberania do Estado (que outrora era do Coxa) e uma estrela dourada em cima do escudo: Campeão Brasileiro em 2001. Vontade polÃtica que resultou numa revolução em tempo recorde.
Fonte: ecbahia.com.br>
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.