Furacão praticamente só cumpre tabela na reta final [foto: FURACAO.COM/Joka Madruga]
O Atlético joga por um empate em cinco jogos para livrar qualquer chance de rebaixamento para a Série B. Segundo os matemáticos, a meta para se garantir na Série A é chegar aos 44 pontos – com 43 pontos, o Furacão está a apenas um de alcançar esse objetivo.
O novo “número mágico” foi calculado pelo matemático Tristão Garcia, do site Infobola. Outros sites também dão praticamente como zero o risco atleticano de rebaixamento este ano. O Chance de Gol calcula em 0.01% o risco de rebaixamento do Furacão e o Probabilidades no Futebol, da UFMG, dá 0,04% de risco de queda ao rubro-negro.
Os números, no entanto, podem mudar até o final do campeonato – dependendo muito do desempenho de cada time que briga para escapar da degola. Na última rodada, por exemplo, apenas o Goiás venceu, o que reduziu em um ponto a matemática para se livrar, antes em 45 pontos. Ano passado, o Vitória, primeiro time a cair, somou 38 pontos.
Nas últimas cinco rodadas, o Furacão enfrenta Avaí (casa), Palmeiras (casa), Sport (fora), Flamengo (casa) e Santos (fora).
Hoje, sete times travam uma disputa acirrada para se livrar do rebaixamento – são quatro vagas no total. A Chapecoense, que empatou no último domingo com o Atlético, tem 40 pontos e 4% de risco de queda. O Figueirense, com 36 pontos, tem 28% de risco e o Avaí, adversário do Furacão no próximo sábado (7) soma 35 pontos e 52% de probabilidade de cair. Os mais cotados para disputar a Segundona em 2016 são: Goiás, com 58% (soma atualmente 34 pontos), Coritiba, com 70% (34 pontos), Joinville, com 92% (30 pontos) e Vasco, com 96% e 30 pontos conquistados.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.