BrasÃlia eliminou o Goiás na primeira fase da Sul-Americana [foto: divulgação]
Depois da derrota no clássico Atletiba, o Furacão se concentra agora para enfrentar o BrasÃlia FC, em partida válida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O adversário, ainda pouco conhecido por boa parte da torcida atleticana, é uma figura importante do futebol da região Centro-Oeste do Brasil.
A história do clube se associa diretamente com a história do futebol na capital nacional. Os primeiros "boleiros" da cidade foram os trabalhadores e operários que trabalharam na construção da cidade de BrasÃlia, em meados da década de 60. Durante as pausas do trabalho, era comum que esses trabalhadores disputassem jogos e até campeonatos de futebol representando as empresas para as quais trabalhavam. A prática se tornou comum e os campeonatos disputados entre empresas foram se profissionalizando cada vez mais. O único problema era a alta rotação de empresas participantes em cada ano, uma vez que as construtoras não ficavam instaladas em BrasÃlia por muito tempo.
Em 1976, os empresários da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) decidiram então criar uma equipe que pudesse participar dos torneios da cidade todos os anos, e que pudesse também chamar novos participantes para os campeonatos. Assim nasceu o BrasÃlia FC (inicialmente chamado de BrasÃlia Esporte Clube), com as cores inspiradas no América-RJ.
O "Colorado", como é conhecido, é a equipe do Distrito Federal que mais vezes atuou na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, contabilizando 7 participações (1977, 1978, 1979, 1981, 1983, 1984 e 1985).
Além disso, o BrasÃlia FC também foi o primeiro "Clube Empresa" totalmente privado do futebol profissional no Brasil, pois em 1998 um grupo de sócios comprou o departamento de futebol do clube. Foi nesse momento que o então "BrasÃlia Esporte Clube" mudou de nome para o atual "BrasÃlia Futebol Clube".
Mesmo inovadora, essa mudança não trouxe muitas alegrias ao clube. No inÃcio dos anos 2000, o BrasÃlia se afundou em dÃvidas e acabou em uma crise de rebaixamentos seguidos nos campeonatos estaduais. Foi só em 2011 que a equipe voltou a elite do futebol brasiliense, sob nova direção e com uma nova filosofia de investir nas categorias de base.
Logo em 2013, a equipe voltou a final do Campeonato Brasiliense, vencendo o primeiro turno da competição (Taça JK) e de quebra ainda inaugurou o estádio Mané Garrincha, que foi construÃdo especialmente para a Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, o BrasÃlia acabou sendo vice-campeão, perdendo o tÃtulo para o Brasiliense.
O BrasÃlia FC conquistou o direito de participar da Copa Sul-Americana ao se sagrar Campeão da Copa Verde, em 2014, batendo o rival Brasiliense, o Cene-MS, o Cuiabá-MT e, na final, o Paysandu-PA. Mesmo após conquista contra o Papão, nos pênaltis, este tÃtulo ainda envolveu uma disputa extra-campo com a equipe de Belém do Pará, que alegava que o BrasÃlia havia escalado 4 jogadores irregularmente na competição. Mesmo assim, o STJD decidiu que o Colorado era o Campeão da Copa Verde 2014 e a equipe ficou com o tÃtulo.
Com isso, o BrasÃlia FC se tornou a primeira equipe do futebol brasiliense a disputar uma competição internacional. Na primeira fase da Sul-Americana, a equipe bateu o favorito Goiás, após empatar em BrasÃlia por 0 a 0 e vencer em Goiânia no jogo de volta, por 2 a 0, garantindo a vaga para enfrentar o Furacão nas oitavas.
A partida de ida será na noite de quarta-feira (23) à s 22h, na Arena da Baixada. A partida de volta será na próxima quarta-feira (30), em BrasÃlia.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.