Arena: estádio da Copa [foto: FURACAO.COM]
Está chegando a hora! A volta da Arena da Baixada para os torcedores do Atlético está próxima. Assim como os torcedores fizeram, colunistas e colaboradores da Furacao.com, uma voluntária da Copa do Mundo FIFA e jornalistas de outros veículos declararam as suas impressões sobre a Arena durante a Copa do Mundo 2014. Confira:
“Fui aos dois jogos teste e em duas partidas da Copa em Curitiba. A diferença é monstruosa. Pelos mais diversos motivos, tivemos uma série de atrasos nas obras, mas nos jogos da Copa tudo funcionou perfeitamente bem. O estádio supera qualquer expectativa e está impecável. A proximidade do campo de jogo com a galera é um tremendo diferencial e espero que seja a nosso favor, já que nosso time é muito novo e pode sentir mais que o adversário o apupo da torcida.
Torcida que terá papel fundamental nesta volta para casa. Espero que os episódios de confusão dentro do estádio que nos levaram a termos que jogar as duas últimas partidas em Joinvile e depois naquele cenário de horror em Santa Catarina não mais se repitam e que nossa volta para casa seja definitiva.”
Juarez Villela Filho, colunista da Furacao.com e servidor público
“Que o retorno ao nosso lar seja repleto de vitórias e emoções. Que a nova Arena da Baixada seja um espaço seguro para nossos filhos e para a família atleticana.”
Alexandre Sugamosto, colunista da Furacao.com e escritor
“Tive o privilégio de ir a duas Arenas da Copa do Mundo, a de São Paulo e a de Curitiba. Mas sem dúvidas, a do Atlético ficou melhor. O transporte público, as vias de acesso, a sinalização dentro do estádio, os arredores e a estrutura do espaço ficaram muito bons! Os dois anéis fazem uma enorme diferença para a Arena da Baixada. Pude dar umas voltas no estádio antes das partidas e nos intervalos das mesmas, e os dois anéis me proporcionaram enorme facilidade em poder ver o gramado por diversos ângulos e, sem contar que a mobilidade nos corredores foi muito fácil. Com certeza, o legado da Copa do Mundo para o Furacão é enorme.”
Caio Gondo, colaborador da Furacao.com e bacharel em Esporte
“Fui a três das quatro partidas na Baixada, e a experiência de vivenciar uma Copa do Mundo é sensacional. O clima dentro e fora do estádio é muito diferente dos jogos normais. Creio que a nossa casa atendeu à maioria das necessidades para um evento deste porte. Tivemos um probleminha aqui, outro ali, mas nada que comprometesse a participação do estádio no Mundial. Essa reformulada Baixada se mostrou muito confortável no setor inferior, com as cadeiras rebatíveis, enquanto que os setores com as cadeiras nos mesmos modelos das antigas não tiveram uma mudança significativa. A visão de jogo continua espetacular em qualquer canto, e a área do Sócio Plus foi uma sacada muito boa, com o amplo espaço para circulação. Os telões possuem uma resolução fantástica.
Espero que os últimos ajustes e acabamentos estejam na reta final, dentro e fora, para que na volta da nossa sempre presente torcida possamos aproveitar todo o conforto e praticidade que o estádio disponibiliza.”
Danillo Roger Ribeiro, colaborador da Furacao.com e educador físico
“Volta para a Arena será maravilhoso. Que seja cheia de vitórias, títulos e emoções pro nosso Furacão.”
Leonardo Dulcio, colaborador da Furacao.com
“Mais do que um simples retorno, a volta para a Baixada é um sentimento que faz o atleticano sentir que novamente está completo, pleno, pronto para novas conquistas e vitórias para nossa história de honra e superação. A nova Arena da Baixada é um orgulho, um sonho que se realiza, poder gritas a plenos pulmões pelo Atlético no nosso caldeirão será impressionante e trará ainda mais medo aos nossos adversários.”
Leonardo Quintana Bernardi, colaborador da Furacao.com
“Bom, sobre a Arena, o que eu posso dizer é que ela estava bem prática e as sinalizações estavam bem claras. Em relação a isso, nós não tivemos problemas. O maior problema foi a questão dela não estar terminada. Isto acarretou muita sujeira em todos os jogos, e por mais que o pessoal da limpeza fizesse o seu serviço, a Arena sujava muito rapidamente. O transporte estava bem acessível, e não foi nenhum problema. Acredito que outro ponto fraco foi o gramado. No primeiro jogo, ele estava muito bom. Já nos demais, ele estava bem judiado. O wi-fi era lento, mas funcionava. O esquema de segurança estava bom, e a questão da acessibilidade para pessoas com necessidades especiais estava inacabada, o que dificultou um pouco o deslocamento para o estádio.”
Ana Ribeiro, estudante, bacharel em Esporte e voluntária da Copa do Mundo FIFA nos 4 jogos da Arena.
“Já tive a oportunidade de visitar três estádios de Copa do Mundo e sem dúvidas a Arena da Baixada está na frente do geral: tem o melhor acesso para o público, a melhor localização dentro da cidade, a melhor visão de jogo e outros detalhes que maximizam a experiência do torcedor no estádio, não só durante os 90 minutos. Sem dúvidas, o Atlético teve o maior legado pós-Copa do Brasil.”
Juliano Lorenz, blogueiro e jornalista
“Entrei na obra da Arena umas quatro vezes antes de ficar pronto, e depois que fui ao estádio na Copa, vi que correspondeu bem ao que eu imaginava. O estádio é muito bonito e moderno. A estrutura de acesso, corredores, banheiros e lanchonetes atendem bem as necessidades dos torcedores. A visão do campo é muito boa nos dois anéis do estádio. Para mim, o que mais chama a atenção é a proximidade da arquibancada com o gramado. Acho isso muito legal. Fui ao Beiro Rio durante a Copa, e ali o torcedor fica bem longe do gramado. Na Arena, a torcidada atleticana vai dar trabalho para os adversários. A pressão vai ser enorme, até porque a acústica do estádio é boa também. De negativo, eu destacaria o excesso de cinza –tanto dentro quanto fora do estádio. É até repetitivo falar disso, mas não gosto das cadeiras cinzas. E também achei meio apertado o espaço entre uma fileira e outra. Mas isso são detalhes menores. De maneira geral, o Atlético construiu um belíssimo estádio!”
Tabata Viapiana, jornalista e repórter da CBN
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.