Furacao.com
notícias

Brasileiro | domingo, 20 de julho de 2014, 22h44

Análise do jogo: Segundo jogo, segunda vitória

Por: Caio Gondo (furacao.com)

A segunda partida oficial de Doriva no comando do Atlético terminou em outra vitória. O placar de 2 x 0 em cima do Criciúma foi marcado pela proposta diferente de atuar do último adversário do Furacão. Este time catarinense, durante todo o primeiro tempo, posicionou o seu 4-2-3-1 em seu campo defensivo e tentou abrir o placar através dos seus contra-ataques. Deste modo, o Atlético não conseguiu jogar em somente velozes transições defesa-ataque. A equipe teve que propor o jogo. O placar de 0 x 0 do primeiro tempo evidenciou a dificuldade deste time do Furacão em fazer este tipo de jogo.

No primeiro tempo, os 4-2-3-1 das duas equipes não abriram o placar.



Para o segundo tempo e parar furar o bloqueio do Criciúma, Doriva voltou com a sua equipe no 4-3-3. Com esta mudança, Otávio se alinhou a Marcos Guilherme, e os dois não deixaram mais os volantes do Tigre jogarem tranquilamente. Além desta alteração, Éderson passou a se movimentar ainda mais por todo campo ofensivo enquanto que Douglas Coutinho e Marcelo, que já estavam trocando de lado entre si constantemente, passaram a entrar mais vezes na diagonal e em direção à área de Bruno.

Pelo Heatmap acima, percebe-se as áreas de atuações de Éderson em campo ofensivo e, assim, abrindo espaços para seus companheiros.



No flagrante acima e com Éderson bem aberto pela direita, Douglas Coutinho e Marcelo passaram a ter todo o centro da área adversária para eles.



Os gols de Marcelo e de Douglas Coutinho foram através deste espaço aberto por Éderson para estes dois atacantes. Com o placar em desvantagem, Wagner Lopes –técnico do Criciúma- colocou os atacantes Rafael Costa, Maurinho e Michael, mas o 4-2-3-1 não deixou de ser o esquema tático utilizado. O mesmo aconteceu com o Atlético após as entradas de João Paulo e Mosquito. Com estes dois jogadores, o 4-3-3 rubro-negro se manteve, porém a compactação passou a ser buscada para próxima do meio do campo até a intermediária defensiva.

Como o Furacão no 4-3-3 passou a se defender melhor do Criciúma, o placar de 2 x 0 não se alterou mais. Com esta segunda vitória no comando do Atlético, Doriva fez o seu time terminar em quarto colocado na tabela do Campeonato Brasileiro.

Fim de jogo: Atlético no 4-3-3 e Criciúma no 4-2-3-1.



Facebook  

Matéria do site Furacao.com:
https://www.furacao.com/materia.php?cod=44929

© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.

Desde 1996 - Furacao.com - Site 100% não oficial - Agência Active