Depois de crise pós-2010, nigerianos se classificaram com facilidade [foto: divulgação]
A Nigéria será uma das últimas seleções a desembarcar em solo brasileiro para a disputa do mundial. Os africanos terão o Brinco de Ouro da Princesa, estádio do Guarani/SP, como CT durante a Copa do Mundo. No dia 16, às 16 horas, participam da primeira partida que ocorrerá na Arena da Baixada, contra o Irã.
Depois de ser eliminada ainda na primeira fase da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, a seleção da Nigéria passou por um período de turbulência nos anos seguintes e quase ficou de fora de competições internacionais por questões políticas, o que colocaria em risco a sua presença nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.
No entanto, a ameaça de boicote foi revista graças à promessa dos dirigentes da Associação Nigeriana de Futebol, que garantiram uma reformulação na seleção, a começar pela demissão dos principais cartolas. A iniciativa deu resultado, já que em 2013 os
Super Eagles venceram a Copa das Nações Africanas e obtiveram com facilidade a vaga na Copa do Mundo de 2014, depois de terminarem as eliminatórias africanas sem nenhuma derrota.
Esta será a quarta participação em Copas do Mundo da Nigéria, que estreou em 1994, nos Estados Unidos, e também esteve presente nas de 1998, na França, 2002, no Japão e Coreia do Sul e 2010, na África do Sul. Os algozes do Brasil nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, disputarão o Grupo F, com Argentina, Bósnia-Herzegovina e Irã.
Meia Obi Mikel, do Chelsea, é um dos destaques dos Super Eagles [foto: divulgação]
Treinada pelo ex-jogador Stephen Keshi, a Nigéria tem como grandes destaques o goleiro Vincent Enyeama (Lille/FRA), o atacante Emmanuel Emenike (Fenerbahçe/TUR) e o meio-campista John Obi Mikel (Chelsea/ING) e chega para a disputa da Copa do Mundo como um time que pode dar trabalho aos adversários.
Ocupando atualmente a 44ª posição no ranking da FIFA, as melhores participações dos nigerianos em mundiais foram em 1994 e 1998, tendo sido eliminada nas oitavas de final em ambas as ocasiões.
A seleção nigeriana será uma das que menos viajará durante a primeira fase da Copa do Mundo de 2014: serão 5.038 km percorridos para a disputa dos três jogos da fase de grupos.
Notícia originalmente publicada no dia 13 de maio de 2014
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.