Furacao.com
notícias

Libertadores | sexta-feira, 04 de abril de 2014, 00h08

Atlético arma tática para driblar altitude de La Paz

Fonte: GloboEsporte.com

Foto Destaque

Furacão encara The Stronges na altitude de La Paz [foto: divulgação]

Para tentar amenizar os efeitos da altitude, o Atlético-PR viajará para La Paz apenas na terça-feira, dia da partida contra o The Strongest, pela última rodada do grupo 1 da Libertadores. A delegação viaja para a Bolívia no domingo, mas fica em Santa Cruz de la Sierra, cidade mais próxima ao nível do mar (apenas 416 metros). Os comandados de Miguel Ángel Portugal treinam na cidade no domingo e na segunda-feira. Permanecem no local até terça-feira, dia do jogo, quando viajam em um avião fretado para La Paz, onde devem chegar às 17h (horário de Brasília). O jogo está marcado para 19h45m.

A capital boliviana fica a 3.660 metros do nível do mar. A altitude é um obstáculo. Em 2002, por exemplo, o Atlético-PR jogou no local contra o Bolívar, abriu 5 a 1 no primeiro tempo e levou o empate no fim. Na ocasião, a programação foi a mesma. O time ficou em uma cidade mais próxima do nível do mar e viajou para La Paz apenas no dia do duelo. Já na atual edição da Libertadores, o Flamengo também jogou contra o Bolívar no Estádio Hernando Siles, sentiu os efeitos da altitude e acabou perdendo por 1 a 0.

"Para um indivíduo se adaptar a condições como essa de La Paz, seriam necessárias de três a quatro semanas de aclimatação, o que não nos é possível devido ao calendário atual de jogos. Por isso, quanto menos tempo de exposição à baixa concentração de oxigênio, que é vista em La Paz, menor os efeitos da altitude no rendimento do atleta", falou o especialista do departamento médico do Atlético-PR, Luiz Gustavo Emed, em entrevista ao site oficial do clube.

Miguel Ángel Portugal tem um desfalque e duas dúvidas para armar o time. O meia Fran Mérida, expulso no banco de reservas durante a derrota para o Vélez Sarsfield, na semana passada, cumpre suspensão. Já o zagueiro Manoel e o meia Felipe dependem de avaliação médica. Manoel está em recuperação de uma lesão no joelho esquerdo e de uma entorse no tornozelo esquerdo. Já Felipe teve uma entorse de tornozelo. A expectativa inicial mais otimista é que eles voltem a treinar no domingo. A mais pessimista, só na próxima sexta-feira.

O jogo é decisivo para o Furacão. Segundo colocado com nove pontos, ele garante a vaga se vencer ou empatar. No terceiro lugar com sete pontos, o The Strongest precisa ganhar para passar para as oitavas de final. O Vélez, líder com 12 pontos, já está classificado, e o Universitario, com apenas um ponto somado, não tem mais chances na competição.

Facebook  

Matéria do site Furacao.com:
https://www.furacao.com/materia.php?cod=44439

© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.

Desde 1996 - Furacao.com - Site 100% no oficial - Agncia Active