The Strongest, da Bolívia, já participou de 20 Libertadores [foto: divulgação]
Falar em futebol boliviano sem citar o The Strongest é impossível. O clube é o mais antigo em atividade no futebol local, fundado em 08 de abril de 1908 por um grupo de adolescentes com idades entre 15 e 18 anos da classe média de La Paz, e também um dos maiores vencedores, com 22 taças do Campeonato Boliviano.
Seu nome quer dizer
O mais forte em inglês e suas cores com listras pretas e douradas remetem ao pássaro
chayñita, ave nativa da região de La Paz. O clube é o único na Bolívia que já jogou a primeira divisão do país por mais de um século consecutivamente, tendo como mascote um tigre, que remete a questões de força, persistência e garra estronguista.
Além de fatos esportivos, a história do clube também é marcada pela presença na Guerra do Chaco, conflito entre a Bolívia e o Paraguai. Outro ponto importante foi a tragédia de 1969, quando em um acidente aéreo todo o elenco de atletas do clube faleceu. Mostrando superação, o time se reergueu e no ano seguinte deu início à conquista do bicampeonato de La Paz (1970 e 1971) e ao título nacional de 1974.
A Libertadores é um torneio bastante conhecido pelos estronguistas, sendo esta a 20ª participação do clube no torneio desde 1965. Até aqui foram 117 jogos, com 37 vitórias, 20 empates e 60 derrotas – sendo que 33 das 37 vitórias foram jogando em casa. Nos últimos dois anos, 2012 e 2013, o clube se classificou para a Libertadores e foi eliminado já na primeira fase. A classificação para o torneio deste ano veio com o vice-campeonato no Torneio Apertura do Campeonato Boliviano – o rival Bolívar também ficou com uma vaga.
The Strongest empatou com o Bolívar na última sexta-feira [foto: La Razón]
A torcida do The Strongest está entre as mais apaixonadas da Bolívia, tendo como grito de guerra oficial o famoso “Hurra hurra”, que embala as vitórias do clube principalmente no estádio Hernando Siles de La Paz, com capacidade para 45 mil pessoas, local onde o clube manda seus jogos e também é a casa da seleção boliviana.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.