Mancini armou equipe contra o Botafogo [foto: Julia Abdul-Hak]
O Atlético entra em campo neste domingo (25), às 18h30, para desafiar o líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo. E está em uma situação diferente. Vem de uma derrota – a primeira na gestão do técnico Vagner Mancini – e, ao mesmo tempo, pode entrar na zona de classificação para a Copa Libertadores, o “G4”. A partida, na Vila Capanema, vale pela 16ª rodada do Brasileirão.
Na última quarta-feira (21), o Atlético perdeu para o Palmeiras por 1 a 0, pela Copa do Brasil. Foi o primeiro revés da equipe desde que Vagner Mancini assumiu o comando. Para o treinador, isso não faz diferença em termos de objetivos. “Nosso pensamento não mudou, embora a gente tenha sido derrotado na quarta, em São Paulo. O pensamento é fazer o maior número de pontos possível”, disse o treinador, ao site oficial do clube. “Depois a gente pensa em outras coisas”.
Por “outras coisas”, entenda-se a zona de classificação para a Libertadores. Embora Mancini não coloque isso como prioridade no momento, o Atlético tem chances reais de terminar a rodada no G4 – está em 5º lugar, com 24 pontos. Para chegar lá, precisa derrotar o Botafogo e torcer por tropeços de Grêmio (3º, com 25 pontos) ou Corinthians (4º, com 25).
Para o jogo deste domingo, Mancini tem dúvidas. Ele disse que alguns jogadores sentiram desgaste físico após o jogo com o Palmeiras e cogita mudanças em pelo menos dois setores. No meio-campo, Bruno Silva e João Paulo concorrem a uma vaga. No taque, Dellatorre e Éderson disputam uma posição. As únicas certezas de Mancini são a entrada de Jonas na lateral-direita – Léo, o titular, está suspenso – e Paulo Baier no meio-campo, em vez de Elias.
Segundo o treinador, as circunstâncias do jogo serão diferentes para o Atlético, ao menos no que tange ao comportamento dos adversários. “Nos últimos jogos, pegamos times que jogam mais fechados. O Botafogo tende a jogar mais aberto”, analisou. “Tem tudo para ser um bom jogo, com atrativos diferentes do que a gente tem visto aí”.
Botafogo
O Botafogo lidera o Brasileirão, com 29 pontos. E, ao contrário do Atlético, venceu seu jogo da Copa do Brasil no meio de semana – na quinta-feira (22), bateu o Atlético-MG, no Maracanã. Para este domingo, o técnico Oswaldo de Oliveira faz mistério, mas dá declarou que não vai escalar o meia Seedorf, que sente dores no joelho esquerdo. “É inegável a qualidade dele, mas temos jogadores para substitui-lo”, declarou.
Atlético x Botafogo
Atlético
Weverton; Jonas, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Bruno Silva (João Paulo), Zezinho, Paulo Baier e Everton; Marcelo e Dellatorre (Éderson). Técnico: Vagner Mancini
Botafogo
Jefferson; Gilberto, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Matos, Gabriel, Lodeiro e Vitinho; Rafael Marques e Elias. Técnico: Oswaldo de Oliveira
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Local: Estádio Vila Capanema, em Curitiba, domingo, às 18h30
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.