Elias foi o autor do gol atleticano [foto: Gustavo Oliveira/Site Oficial]
O Atlético estreou com vitória na largada oficial da temporada 2013 para a equipe principal. Jogando no Rio Grande do Sul, o Furacão venceu o Brasil de Pelotas pelo placar de 1 a 0. O gol rubro-negro foi marcado por Elias, no final da primeira etapa.
Sob o comando do técnico Ricardo Drubscky, o Atlético entrou em campo com seu segundo uniforme e sem poder contar com o zagueiro Cleberson (machucado) e o lateral-esquerda Pedro Botelho (suspenso). Luiz Alberto fez dupla com o zagueiro Manoel, enquanto Léo foi improvisado na ala esquerda. No meio, Everton ganhou a vaga de Felipe e jogou ao lado de Elias na armação das jogadas.
O jogo começou a toda velocidade e com muito bate rebate dentro da área. Sob o campo pesado, as equipes buscavam orquestrar as jogadas a todo custo. Apoiado pela torcida, que marcou presença no Bento Freitas, o Brasil de Pelotas tentava chegar à área atleticana, mas esbarrava no xerifão Manoel, que sobrou em campo.
A partida seguiu disputada entre as equipes, que abusavam da forte marcação e dos passes errados. Aos 26 minutos, Canhoto cobrou falta direto e quase surpreendeu Weverton, que jogou a bola por cima do gol. Já aos 34, Jonas e Marcelo tabelaram no meio-campo, mas a bola ficou com Cirilo, que estava atento ao lance.
A única boa chance do Atlético surgiu aos 41 minutos, quando Marcelo arriscou de longe, a bola pegou efeito e obrigou o goleiro Luis Muller a jogar a bola para escanteio. Após a cobrança, a zaga tentou afastar e Canhoto acabou fazendo pênalti em cima de Everton. Aos 44, o camisa 10 Elias partiu para a cobrança, bateu a meia altura e a bola morreu no fundo das redes do goleiro, abrindo o placar em Pelotas.
Placar inalterado no segundo tempo
A etapa final recomeçou na mesma tônica do primeiro tempo, com muitos passes errados e bate rebate entre as equipes. Logo no primeiro lance, o Atlético chegou à area após escanteio cobrado por Elias, mas a zaga afastou o perigo.
Atrás no placar, o Brasil de Pelotas persistiu na pressão em cima dos atleticanos para buscar o empate. Primeiro com Brasão, que recebeu lançamento pela direita, mas não chegou a tempo na bola. Depois com Alex Amado, que aproveitou a cobrança de lateral, dominou e chutou, mas a bola foi fraca em direção ao gol atleticano.
O Furacão chegou com perigo aos oito minutos quando Marcão arrancou pela esquerda e tentou chutar cruzado na saída do goleiro, que acabou evitando o segundo gol atleticano. A partida continuou truncada no meio-campo, sem nenhum dos times conseguindo chegar com perigo à área adversária. Enquanto isso, Drubscky promoveu a estreia do espanhol Fran Mérida no Atlético, entrando aos 17 minutos no lugar de Elias, autor do gol atleticano.
Aos 30, Alex Amado chutou da esquerda, a bola passou por Jonas e chegou em Manoel que, firme, tirou de qualquer jeito. Enquanto isso, Marcelo deu lugar ao artilheiro Douglas Coutinho, colocando mais gás na equipe atleticana. Procurando o segundo gol, o Atlético quase foi surpreendido aos 36 minutos, quando Eder Machado deixou a marcação atleticana para trás e ficou cara a cara com Weverton, que fez importante defesa.
A resposta atleticana veio aos 41 com Everton, que arriscou de longe e obrigou Luis Muller se esticar todo para fazer a defesa. Foi a última jogada do camisa 11 em campo, já que em seguida ele deu lugar a Felipe, na terceira e última substituição atleticana.
O placar permaneceu o mesmo do primeiro tempo, 1 a 0 a favor do Furacão. O Atlético volta a jogar no próximo dia 17, na partida de volta, no Ecoestádio Janguito Malucelli. O Furacão se classifica com pelo menos um empate. Caso o Brasil de Pelotas faça 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Qualquer outro placar favorável aos gaúchos elimina o Rubro-Negro.
Copa do Brasil - (03/04/13) – Brasil de Pelotas 0 x 1 Atlético L: Bento Freitas; H: 19h30; A: Braulio da Silva Machado (SC); CA: Ricardo, Marcão, Deivid, Canhoto, Leandro Leite, Brasão, Jonas, Marcelo, Washington e Weverton; P:; R: R$ ; G: Elias, aos 44 do 1º. |
| BRASIL DE PELOTAS: Luiz Muller; Ricardo (Cleiton, int), Cirilo, Fernando e Edu Silva; Leandro Leite, Wender, Washington e Canhoto Maicon Sapucaia (61'); Brasão (Éder Machado 68') e Alex Amado. T: Rogério Zimmermann. |
| ATLÉTICO: Weverton, Jonas, Manoel, Luiz Alberto e Léo; Deivid, João Paulo, Elias (Fran Mérida 62') e Everton (Felipe 87'); Marcelo (Douglas Coutinho 75') e Marcão. T: Ricardo Drubscky. |
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.