Goleiro será julgado pelo STJD [foto: Julia Abdul-Hak]
O goleiro Rodolfo, pego no antidoping pelo uso de cocaína, será julgado na próxima segunda-feira (13) pela Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A sessão tem início às 17h no Rio de Janeiro. O arqueiro irá comparecer ao julgamento, acompanhado dos advogados do clube. O auditor Felipe Bevilacqua é o relator do processo.
Submetido ao exame após a derrota do Rubro-Negra para o CRB, no dia 9 de junho, pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, está suspenso de forma preventiva por 30 dias e pode ser punido em até dois anos de suspensão pelo uso da droga.
No último dia 2, Rodolfo concedeu entrevista coletiva e admitiu ser dependente químico há "um tempo" e afirmou que vai passar por um período em uma clínica de reabilitação com o apoio do clube.
Rodolfo responderá a denúncia com base no artigo 2º, item 2.1, do Código Mundial Anti-Doping (CMAD), pela “presença de uma substância proibida ou de seus metabólicos ou marcadores em uma amostra colida do atleta”. A pena prevista é de suspensão por dois anos.
Segundo o site Justiça Desportiva, a Procuradoria do STJD, ao pedir a condenação do jogador, alega que a questão do doping recebeu um novo conceito jurídico a partida da criação do CMAD, que consagrou o princípio da “strict liability”, ou seja, “responsabilidade estrita”. O entendimento é de que o atleta deve ter responsabilidade por tudo o que entra em seu corpo.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.