Tiago Adan fez o primeiro da vitória rubro-negra [foto: Julia Abdul-Hak]
Buscando melhorar sua posição na classificação do Campeonato Brasileiro da Série B, o Atlético recebeu o ABC neste sábado (14), em Paranaguá, com mudanças na equipe. Com as estreias de Wellington Saci, Maranhão e João Paulo, O Furacão venceu por 2 a 1 e ganhou três posições, chegando à 9ª colocação no campeonato.
Foi a segunda vitória consecutiva na competição, o que dá mais tranquilidade para e equipe que, já na terça-feira (17), encara o AvaÃ, fora de casa, tentando se aproximar ainda mais do G4.
InÃcio arrasador, mas com queda de rendimento
Em busca da segunda vitória seguida, o Furacão entrou em campo no 4-3-3 e foi para cima do adversário nos minutos iniciais. Com menos de dois minutos, Bruno Furlan recebeu na entrada da área e bateu forte, para defesa de Andrey, que rebateu. Logo em seguida, aos quatro minutos, o estreante Maranhão recebeu de Marcelo e cruzou rasteiro. O defensor do ABC cortou mal e Tiago Adan, com oportunismo, tocou entre as pernas do goleiro para marcar seu primeiro gol na Série B e abrir o placar a favor do Atlético.
Nos minutos seguintes, o Rubro-Negro continuou pressionando, enquanto a equipe potiguar só conseguia sair de seu campo de defesa na base do chutão. Mas aos poucos o Atlético foi diminuindo o Ãmpeto ofensivo, permitindo que o ABC igualasse as ações na meia cancha e começasse a chegar com perigo à meta de Weverton. Aos 20 minutos, Erivélton recebeu de Renatinho e bateu fraco, para defesa tranquila do goleiro atleticano.
Mesmo tentando reagir, a falta de entrosamento pareceu prejudicar o desempenho do Atlético. Assim, aos 32 minutos, após cruzamento da direita, Adriano se antecipou à zaga atleticana e cabeceou para o chão. Weverton ainda chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol de empate.
Depois de sofrer o gol, o Rubro-Negro continuou jogando com vontade, mas pouca organização. Ao final do primeiro tempo, a igualdade no placar refletiu o que as equipes fizeram dentro de campo.
Com mudanças, time melhorou na segunda etapa
No retorno dos vestiários, Jorginho promoveu mudanças. Bruno Furlan, que já tinha cartão amarelo e havia sofrido uma falta dura na primeira etapa, saiu para a entrada de Harrison. Com isso, a equipe passou a atuar no 4-4-2 e voltou a ganhar o meio-campo.
Aos oito minutos, Paulo Baier recebeu livre na área e dominou de frente para o gol, mas o chute acabou saindo prensado. O Furacão continuou jogando melhor, mas sem conseguir finalizar com qualidade, facilitava para o ABC, que só se defendia.
O panorama mudou com a entrada de MartÃn Ligüera, no lugar de Paulo Baier, aos 23 minutos. Logo após entrar em campo, o uruguaio trombou dentro da área com Andrey e Flávio Boaventura. O zagueiro não gostou e, ao se levantar, agrediu Ligüera. Pênalti bem marcado pelo árbitro, que também expulsou o defensor do ABC.
Na cobrança, Wellington Saci desempatou a partida e marcou seu primeiro gol com a camisa atleticana.
Com um homem a mais, o Furacão continuou mandando no jogo e pressionando a equipe nordestina, que não levou nenhum perigo à meta de Weverton.
No fim, a segunda vitória consecutiva garantiu ao Rubro-Negro três posições na tabela e mais tranquilidade ao técnico Jorginho, que agora passa a trabalhar em busca do G4.
Campeonato Brasileiro - (14/07/2012) – Atlético 2 x 1 ABC L: Caranguejão; H: 16h20; A: Paulo César de Oliveira (SP); CA: Bruno Furlan e Adriano Pardal; CV: Flávio Boaventura; P: 3.317; R: R$ 47.680,00; G: Tiago Adan, aos 4 e Adriano Pardal, aos 32 do 1º; Wellington Saci, aos 28 do 2º. |
| ATLÉTICO: Weverton; Maranhão, Manoel, Cleberson e Wellington Saci (Bruno Costa 85'); Renan Foguinho, João Paulo e Paulo Baier (MartÃn Ligüera 68'); Marcelo, Tiago Adan e Bruno Furlan (Harrison int). T: Jorginho. |
| ABC: Andrey; Ivan (Leandro Cardoso 74'), Alison Ferreira, Flávio Boaventura e Renatinho Potigar; Henik, Bileu, Erivélton (Murilo 68') e Jerson (Fernando 57'); Washington e Adriano Pardal. T: Ademir Fonseca. |
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.