Carrasco está fora [foto: Julia Abdul-Hak]
Juan Ramón Carrasco não é mais o técnico do Atlético. O treinador foi demitido pela diretoria atleticana nesta terça-feira, três dias após a derrota para o CRB, em Maceió. Junto com o uruguaio, também deixam o clube o auxiliar técnico Omar Garate, o preparador fÃsico Alejandro MartÃnez e o treinador de goleiros Cesar Anibal Olivera.
Desconhecido do futebol brasileiro, o treinador foi anunciado no final do ano passado e apresentado à imprensa no dia 4 de janeiro. Em enquete promovida pela Furacao.com, sua contratação teve a aprovação de 67,6% dos torcedores, enquanto 32,4% discordaram da chegada do técnico.
Logo na chegada, passou semanas observando o elenco e sugerindo reforços, como aconteceu com a contratação do meia uruguaio MartÃn Ligüera, que já havia trabalhado com Carrasco no Nacional/URU e na Seleção Uruguaia. Além disso, fez questão de frisar que gostava de atletas polivalentes, que pudessem atuar em mais de uma posição. Aos poucos, Carrasco foi impondo seu estilo no comando da equipe e, principalmente, ganhando a confiança dos jogadores. Propôs um estilo de jogo ofensivo, com três atacantes, e também promoveu o rodÃzio de capitães na equipe, principalmente durante o Campeonato Paranaense. Logo na primeira partida oficial do ano, o técnico utilizou nada menos que oito jogadores oriundos das categorias de base. Adotando um esquema com três atacantes, joga da mesma maneira tanto dentro quanto fora de casa, buscando sempre o ataque.
Porém, Carrasco também ficou marcado principalmente pelas improvisações. Lateral-direita, meio-campo e zaga foram posições que tiveram várias mudanças na passagem do uruguaio pelo Atlético. Sob seu comando, o Atlético ficou com o vice no Paranaense e foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil. À frente do banco de reservas, a equipe disputou 36 partidas, sendo 24 pelo Campeonato Paranaense, oito pela Copa do Brasil e quatro pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Ao todo, foram 22 vitórias, sete empates e sete derrotas, totalizando um aproveitamento de 67,6% dos pontos disputados.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.