Bruno Mineiro: de olho na artilharia [foto: FURACAO.COM/Joka Madruga]
Atlético e Cianorte fazem um duelo de líderes neste domingo às 17 horas, no Estádio Albino Turbay, pela 5ª rodada do Campeonato Paranaense. Os dois dividem a liderança da competição junto com o Coritiba, todos com 12 pontos. No critério de desempate, o time do Interior lidera, com saldo de gols 11. As equipes da capital têm saldo nove.
O Cianorte tem o melhor ataque da competição, com 13 gols, e o artilheiro do Paranaense, o atacante Henrique, com cinco gols. O Atlético é a única equipe que não levou gols no torneio.
Apesar da marca defensiva, o técnico uruguaio Juan Ramón Carrasco vem apostando num esquema tático ofensivo, um 4-3-3, com liberdade ofensiva para os três jogadores do meio-campo. Até o volante Deivid, antes o “cão de guarda” da defesa, vem se destacando pelas arrancadas ao ataque. “Estou gostando de atacar. Lógico a minha principal característica é a marcação, mas sempre é bom estar chegando. Hoje o futebol brasileiro pede isso, que o volante além de marcar saia. Eu estou me acostumando, me adaptando e dependendo o que o professor pede vou fazer o melhor possível”, declarou o jogador. Para não deixar a defesa desprotegida, os laterais ganharam orientação mais defensiva, e raramente sobem ao ataque.
A avaliação de Carrasco é que os jogadores se adaptaram rapidamente ao estilo proposta por ele. “A equipe está jogando bem, tendo a chance de gol e fazendo os gols. O Atlético é um time que está montando uma identidade futebolística, em que cada jogador é muito importante e a disciplina tática deve ser respeitada”, afirmou.
Para o jogo de domingo, o desfalque é o meia Paulo Baier, com uma lesão na panturrilha. No lugar dele, entra o volante Renan Foguinho. “Gostei do muito do Foguinho e, de momento, será ele no lugar de Paulo Baier”, disse Carrasco. Outras opções seriam o volante Renan Teixeira e o meia Marcinho.
Já o Cianorte poderá repetir a escalação utilizada na goleada por 7 a 1 sobre o Rio Branco, na última quarta-feira. O técnico Paulo Turra não confirmou se repetirá o time, mas avisou que os novos reforços — o meia-atacante Washington (ex-Figueirense) e o atacante João Paulo (ex-Marília e Cruzeiro) — ficarão no banco.
O time conta com o lateral-esquerdo Fabinho, 27 anos, ex-Paraná Clube e Coritiba. O zagueiro Valdir, 34 anos, ex-Guarani, Internacional e Santos, é um dos destaques da defesa. O atacante Henrique, artilheiro da competição, tem 22 anos e veio do Santo André.
O estádio Albino Turbay tem capacidade para cerca de 2 mil pessoas. Com ingressos a R$ 20, a previsão é de estádio lotado no domingo.
CIANORTE x ATLÉTICO
CIANORTE: Fabrício; Jackson, Ligger, Valdir e Fabinho; Jovane, Cleiton, Paulinho e Felipe Pinto; Henrique e Pablo. Técnico: Paulo Turra
ATLÉTICO: Rodolfo; Pablo, Manoel, Gustavo Lazzaretti e Héracles; Deivid, Renan Foguinho e Harrison; Ricardinho, Bruno Mineiro e Bruno Furlan. Técnico: Carrasco
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva
Local: Albino Turbay, em Cianorte, domingo às 17 horas
TV: RPC
Ingressos: R$ 20
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.