Torcida fez bonito mais uma vez e é destaque e todos os estádios [foto: Julia Abdul-Hak]
O jogo desta tarde, realizado no Janguito Malucelli e que terminou com vitória do Furacão por 4 a 0, ficou marcado pela quebra de mais um recorde de público da torcida atleticana. Apesar do sol intenso e do calor na Capital, além do horário pouco atrativo, o bom momento vivido pelo Rubro-Negro neste inÃcio de temporada atraiu 3.474 torcedores para as arquibancadas ecológicas do estádio do Corinthians Paranaense. Até então, o maior público já recebido no Ecoestádio havia sido de 2.173 pessoas que, em 26 de março de 2008, assistiram à vitória do time da casa (então chamado J. Malucelli) sobre o Coritiba, por 3 a 2.
Recordes nos estádios de Curitiba
O recorde batido no Janguito Malucelli nesta quarta-feira (01/02/2012) não é o único da maior torcida do Estado. Os rubro-negros ainda detêm os recordes de público nos maiores e mais importantes estádios de Curitiba.
Em 8 de setembro de 1968, os 24.303 espectadores que estiveram presentes no estádio Durival de Britto e Silva viram o Atlético fazer história, ao derrotar o Santos de Pelé, Carlos Alberto Torres, Clodoaldo e Pepe por 3 a 2. Esta marca permanece sendo a maior do estádio paranista.
Também é dos atleticanos, até hoje, o maior público da história do futebol paranaense. No dia 15 de maio de 1983, em jogo válido pelas semi-finais do Campeonato Brasileiro, 65.493 espectadores assistiram à vitória do Atlético sobre o poderoso Flamengo de Zico, por 2 a 0, no Couto Pereira. Inconformada com o recorde dos atleticanos, a torcida do Coritiba considera o maior público no seu estádio a visita do Papa João Paulo II, em 1980. No entanto, esse público não pode ser considerado para fins esportivos, justamente por não se tratar de um evento esportivo – naquela ocasião, até a área do gramado foi utilizada para abrigar o público.
No estádio do Pinheirão, a torcida do Atlético também tem o recorde de público. Na final do Campeonato Paranaense de 1998, 44.475 pessoas foram acompanhar o clássico Atletiba – a maioria dos presentes eram atleticanos. O jogo terminou com vitória do Atlético por 2 a 1, o que rendeu o tÃtulo estadual daquele ano ao Furacão.
Com tantos recordes em estádios dos rivais, evidentemente que em sua casa a torcida do Atlético também reina absoluta. No Joaquim Américo, o maior público foi o do primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro, em 16 de dezembro de 2001, quando 31.700 pagantes vibraram com os 4 a 2 sobre o São Caetano, que encaminharam a conquista do maior tÃtulo da história do Atlético.
Confira os recordes de público dos principais estádios de futebol de Curitiba:
1968 – Vila Capanema – Atlético 3 x 2 santos – 24.303 espectadores
1983 – Couto Pereira – Atlético 2 x 0 Flamengo – 65.493 espectadores
1998 – Pinheirão - Atlético 2 x 1 Coritiba – 44.475 espectadores
2001 – Arena da Baixada – Atlético 4 x 2 São Caetano – 31.700 espectadores
2012 - Janguito Malucelli - Atlético 4 x 0 Roma - 3.474 espectadores
Ecoestádio Janguito Malucelli
Diferente e inusitado. Esses são adjetivos para classificar a casa do Corinthians Paranaense, palco do jogo desta quarta-feira, contra o Roma. O Janguito Malucelli é considerado o primeiro Ecoestádio do futebol brasileiro, aliando simplicidade e consciência ecológica. Para isso, o estádio foi concebido para causar o menor impacto ambiental possÃvel, utilizando-se de elementos naturais para criar o ambiente. Por exemplo: os assentos das arquibancadas são fincados no barranco e os bancos de reservas e placar são feitos de madeira. Além disso, a madeira provém de área de reflorestamento e a estrutura de ferro utilizada vem de dormentes de ferrovia desativada.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.