Na primeira partida da final do Campeonato Brasileiro de 2001, o Furacão venceu o São Caetano por 4 a 2. Foi um jogo de gala, que certamente ficará gravado na memória de todo torcedor atleticano.
As mais de 30 mil pessoas que estiveram na Arena da Baixada e os milhões de telespectadores que viram o jogo ao vivo guardarão para sempre os três gols de Alex Mineiro e o de Ilan, que garantiram ao time a vitória.
O jogo começou muito movimentado. Com uma pressão incrÃvel da torcida, o Azulão não agüentou nem cinco minutos de partida. Aos quatro, Adriano fez boa jogada e tocou para Ilan. O atacante, no centro da área, dominou e bateu na saÃda do goleiro Silvio Luiz.
E foi o que aconteceu. Em tarde inspiradÃssima do volante Simão, o time adversário passou a tocar a bola e criou boas jogadas, especialmente com o veloz AnaÃlson. Aos 32 minutos, Esquerdinha rolou a bola em cobrança de falta e o lateral-direito Mancine chutou no centro do gol, empatndo a partida.
Dez minutos depois, o Azulão quase virou. Flávio fez excelente defesa em chute de AnaÃlson e, no rebote, Cocito salvou um gol tirando de a bola de cabeça, de dentro da pequena área.
Aos 8 minutos, o São Caetano virou a partida. Em nova cobrança de falta, Mancine mandou para a área e a bola acabou sobrando para o outro lateral, Marcos Paulo, que marcou o gol.
Mas, desta vez o São Caetano achou que o jogo estava ganho. O time não teve tempo para comemorar. Um minuto mais tarde, Alex Mineiro foi lançado na área pela direita e tocou por baixo do goleiro Silvio Luiz, para delÃrio da galera.
Aos 35, Alex e Souza fizeram uma jogada maravilhosa. O meia tocou de calcanhar para o artilheiro, que driblou dois defensores e bateu na saÃda de Silvio, marcando um golaço.