Gaúcho vai comandar a equipe na Arena do Jacaré [foto:Daniel Marenco/Agência RBS]
O gaúcho Leandro Pedro Vuaden foi o escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para apitar o jogo entre Cruzeiro x Atlético, no próximo domingo, às 17h, na Arena do Jacaré. Ele será auxiliado por Júlio César Rodrigues Santos e Marcelo Bertanha Barison, ambos também do Rio Grande do Sul.
O último jogo do Rubro-Negro em que Vuaden trabalhou foi contra o Flamengo, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2009. Na ocasião, o árbitro relatou na súmula a confusão envolvendo o técnico do Furacão, Antônio Lopes, e o trio de arbitragem, além do arremesso de uma revista de jogo (Uh! Caldeirão) no setor Madre Maria, próximo do acesso aos vestiários.
Também em 2009, Vuaden apitou a partida entre
Corinthians x Atlético, pela Copa do Brasil, quando a equipe atleticana foi eliminada da competição. Na ocasião, o comentarista da ESPN Brasil, Paulo VinÃcius Coelho,
criticou sua desastrosa arbitragem destacando a inexistência do pênalti marcado para o Corinthians.
Naquele jogo, Vuaden começou a se complicar na partida logo nos minutos iniciais, quando Márcio Azevedo invadiu a área corintiana e foi claramente derrubado após driblar Alessandro. João Palomino, narrador da ESPN Brasil, entendeu como penalidade máxima não marcada pelo árbitro.
Marcando faltas inexistentes de jogadores atleticanos, Vuaden não tinha o mesmo rigor com os atletas corintianos. Na segunda etapa, enquanto a partida ainda estava empatada, em disputa de bola jogador corintiano lançou o braço no rosto do atleticano, lance muito similar ao que redundou na expulsão do atleticano Bruno Costa na partida final da Copa São Paulo, também contra o Corinthians. Ao contrário do árbitro da final, Vuaden sequer marcou falta no lance.
Recentemente, Vuaden foi selecionado para apitar o jogo entre Atlético x Figueirense, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas acabou sendo
reprovado nos testes fÃsicos e foi substituÃdo por FabrÃcio Corrêa.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.