Madson em ação com a camisa do Vasco [foto: divulgação]
Na noite desta quarta-feira, Atlético e Vasco iniciam a disputa por uma vaga na fase semifinal da Copa do Brasil 2011. O jogo será às 21h50 na Arena da Baixada e, mesmo com o frio, o Caldeirão promete pegar fogo!
Do atual elenco atleticano, três jogadores já passaram pela equipe cruzmaltina: o lateral-direira Wagner Diniz e os meias Paulo Baier e Madson.
O capitão rubro-negro teve uma breve passagem pelo time carioca em 1999, ainda conhecido como Paulo César e atuando na lateral-direita. Disputou algumas partidas do Brasileirão daquele ano, porém sem grande destaque. Acabou deixando o clube ao final da temporada para acertar com o América, de Belo Horizonte.
Já Wagner Diniz e Madson são contemporâneos. O lateral, após se destacar pelo Treze na Copa do Brasil de 2005, acabou desembarcando no segundo semestre daquele ano em São Januário. No mesmo ano, o baixinho de apelido Micão chegou aos juniores da equipe vascaína, após chamar a atenção no Volta Redonda. Ambos deixaram o clube ao final de 2008.
Diniz alternou entre bons e maus momentos com a camisa de Vasco e ficou famoso principalmente pelos pênaltis conquistados. Foi no clube cruzmaltino que viveu a melhor fase da sua carreira, na temporada de 2008. Porém, com o rebaixamento do time para a Segundona, acertou no início de 2009 com o São Paulo, tentando apagar a mancha da queda de seu currículo, segundo palavras do mesmo. Não obteve destaque no time paulista e acabou emprestado ao Santos, também sem obter êxito. Retornou ao time tricolor antes de chegar ao Furacão na temporada passada.
Curiosamente a melhor temporada de Madson com a camisa do Vasco foi também no ano do rebaixamento do time carioca. O meia foi promovido pelo então treinador Renato Gaúcho na temporada 2006, tornando-se xodó da torcida. Com a troca de técnico, perdeu espaço com a chegada de Celso Roth. Foi emprestado em 2007 ao Duque de Caxias. Pela equipe da Baixada Fluminense acabou sendo destaque da segundona local, conquistando o acesso.
No início de 2008 jogou novamente por empréstimo no time caxiense para a disputa do Campeonato Carioca, antes de uma breve passagem pelo América de Natal. Foi reintegrado às pressas ao elenco do Vasco, pedido feito por Antônio Lopes, para sequência da temporada. Alternou entre ala-esquerda e meio-de-campo, sendo peça fundamental no time, porém não conseguindo evitar o rebaixamento do clube carioca. Após a queda, acabou acertando com o Santos, onde ficou até o final da temporada passada, quando veio por empréstimo para o Furacão.
No duelo de 2008, em São Januário, uma passagem interessante. Ao ser questionado sobre a briga dos times na luta contra o rebaixamento, Madson surpreendeu ao dizer que torcia para que os dois times permanecessem na elite (ao final do ano apenas o Furacão escapou da degola). "Queria que o Atlético Paranaense permanecesse na Série A. É um time de tradição. Não que os outros não sejam. Torço pelo Vasco e pelo Atlético. Não quero que sejam rebaixados”, disse o meia, em entrevista ao
Globo Esporte.
Vasco conta com apenas um ex-atleticano
Já no adversário de logo mais, apenas o meia Caíque teve passagem pelo Furacão, O jogador atuou pelo clube em 2008, jogando pela equipe sub-23 na Copa Paraná. Vindo do Vitória, junto com o lateral Gustavo Goiano, não obtiveram destaque e deixaram o elenco após o término da temporada. Caíque jogou o Paulistão 2009 pelo Oeste e após se transferiu para o Guarani, onde foi um dos destaques do time bugrino na Série B. Acertou com o Vasco no início de 2010, onde permanece até hoje.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.