Rio Branco em campo na inauguração da Arena da Floresta [foto: site oficial Rio Branco]
O Atlético inicia a busca pelo título inédito da Copa do Brasil no próximo dia 23. E o primeiro obstáculo no caminho mais curto para a Libertadores será o Rio Branco (AC).
O Rio Branco Football Club é sediado na capital do Acre, Rio Branco. Foi fundado em 1919 e naquele ano, no dia 14 de julho, venceu seu primeiro jogo contra o Militar Foot-Ball Clube, time da Polícia Militar do Acre. O “Estrelão” tem o uniforme todo vermelho. Possui 40 títulos acrianos, incluindo a última edição do torneio.
O alvirrubro nunca participou da Série A do Campeonato Brasileiro. Participou por três vezes da Série B (a última em 1991) e este ano participará pela 10ª vez do Campeonato Brasileiro da Série C. Em 2010, acabou na 15ª posição.
O principal título da história do Rio Branco foi a Copa Norte, em 1997. Para chegar à decisão contra o Remo (PA), o Rio Branco passou por Ji-Paraná (RO), Baré (RR), Independência (AC) e Nacional (AM). Na final, um empate sem gols no Acre e uma vitória por 2 a 1 em pleno Estádio Mangueirão, em Belém, garantiu o título regional ao Rio Branco e também a participação na Copa Conmebol, a primeira de um clube do Norte do Brasil em uma competição sul-americana.
Na Copa do Brasil, o Rio Branco soma 12 participações. Por três vezes, o Rio Branco chegou às oitavas-de-final: em 1993, 1995 e 1997. Em 1997, o Rio Branco conseguiu eliminar o Goiás na primeira rodada e venceu o Flamengo na partida de ida da fase seguinte. Porém, após ser goleado por 5 a 1 no Rio de Janeiro, o Estrelão deu adeus à competição.
O estádio utilizado pelo Rio Branco é a Arena da Floresta, pertencente ao governo estadual acriano e inaugurado em 2006. A partida de inauguração do estádio foi entre o Rio Branco e a seleção brasileira sub-20, vencida pelo clube da casa por 2 a 1. E, curiosamente, um atleticano participou desta partida: o volante Roberto, então no Atlético e atualmente no Grêmio Prudente, foi titular da seleção sub-20.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.