A Ultras conta com cerca de 500 torcedores ativos [foto: Ultras]
És minha vida, és minha alegria
Aonde estiver, contigo estarei
Por toda a minha vida, te apoiarei
Nasci Rubro-Negro e assim morrerei!
O trecho da música da Associação Independente Ultras resume a história da torcida. Fundada em 18 de setembro de 1992, a Ultras completa 18 anos neste sábado. Nesse período, ela foi responsável por belas festas, com sinalizadores, fumaça, bandeiras e faixas tanto na capital quanto em outras cidades e estados e até fora do país.
A estreia oficial aconteceu em um Atletiba, no Couto Pereira, quando 16 integrantes compareceram ao estádio do rival para apoiar o Furacão. A Ultras cresceu e hoje conta com cerca de 500 torcedores ativos.
“A gente inovou muito. Com faixas verticais, fumaça e bandeiras personalizadas, por exemplo. A maioria dos materiais somos nós mesmos que fazemos”, comentou Marcelo Lopes, o Rato, fundador da Ultras.
“Nós não queremos ser torcida organizada. Nós somos uma Ultras. Sempre colocamos o clube em primeiro lugar”. Marcelo falou também sobre estes 18 anos. “A luta foi gratificante. Tivemos problemas; tivemos vitórias. Foi um trabalho excepcional e tenho de parabenizar todo mundo que faz parte dessa história”.
Outra característica da Ultras é estar presente em jogos longe de casa e até no exterior. “A Ultras sempre foi destaque por ser uma torcida que viaja, seja com um representante, uma van ou um ônibus. Em toda a história, a torcida esteve em vários lugares, com destaque para Florianópolis, Santos, São Paulo, Campinas, Salvador, São Luiz, Volta Redonda, Caxias do Sul, Criciúma e outros lugares. Internacionalmente, podemos destacar Argentina, Uruguai, Paraguai e México. A maior excursão da torcida foi realizada em 2005 (
na final da Taça Libertadores) com 19 ônibus rumo a Porto Alegre”.
Confira o texto da Ultras sobre estes 18 anos:
Aos 18 anos muitos jovens já tiveram muitas descobertas, já tiveram o primeiro amor, já tiveram as primeiras desilusões e já vivem com certa independência.
Para uma torcida chegar aos 18 anos significa que continuamos vivendo o nosso primeiro e único amor, que já tivemos muitas dificuldades e que solidificamos a nossa independência que é um preceito desde 1992 quando alguns jovens fundavam a Associação Independente Ultras do Atlético.
Em 2010 vivemos uma caça as bruxas as torcidas organizadas, mas nós da Ultras continuamos com uma luta incansável que tem o único objetivo, apoiar sempre o Atlético, viver o Atlético enfim ser parte do Atlético, nossa estrutura, materiais, produtos da Ultras não tem valor nenhum se não forem feitos com o único objetivo de apoiar o Rubro-Negro.
Portanto estes 18 anos que completamos no dia 18/09/2010 querem dizer muito para nós e desejamos que todos que fizeram parte desta história estejam presentes conosco para as comemorações.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.