Guerrón acertou com o Furacão [foto: VIPCOMM]
Enfim, a notícia tão aguardada pela torcida atleticana foi confirmada nesta quinta-feira. Trata-se da chegada do meia-atacante Guerrón, principal contratação do Atlético para a fase pós-Copa do Campeonato Brasileiro. Destaque na campanha que levou a LDU de Quito ao título da Libertadores em 2008, que inclusive lhe rendeu o prêmio de melhor da competição, o jogador estava no Getafe, da Espanha, e assinou com o Furacão por três anos.
Segundo informações da imprensa esportiva, o Atlético pagou cerca de 1 milhão de euros por 80% dos direitos econômicos do equatoriano, que estavam em poder do clube espanhol. Os outros 20% ainda pertencem ao ex-clube de Guerrón, a LDU, do Equador. Depois de muita negociação, clube e jogador chegaram a um acordo e o equatoriano será apresentado na segunda-feira à torcida rubro-negra. Quem também chega com Guerrón é o atacante Federico Nieto, atacante do Cólon, da Argentina, que pertence ao mesmo empresário do equatoriano.
Mas engana-se quem pensa que a vinda do equatoriano para o Rubro-Negro foi fácil. Entre muitas especulações e incertezas, o jogador tinha propostas de clubes da Inglaterra, México e Itália, mas acabou optando pelo Atlético. Enquanto o esperado “sim” não saía, a diretoria atleticana negociava com o empresário do atleta, que estava na África do Sul assistindo aos jogos da Copa do Mundo, mas os altos valores para a contratação do atacante esbarravam nos cofres rubro-negros.
Sendo assim, o Atlético tentou obter o empréstimo do jogador, mas o dinheiro a ser desembolsado também não agradou a diretoria, que ainda cogitou incluir dois jogadores na negociação com o equatoriano. Dinei, atacante cujo passe pertence ao Furacão e está emprestado ao Tenerife, e Marcelo, que teria 40% de seus direitos vendidos à Traffic. Enquanto isso, Ocimar Bolicenho, gerente de futebol do Atlético, viajou a Buenos Aires para conversar com o procurador do jogador, que ficou de dar uma resposta definitiva ao time paranaense.
Com o tão aguardado sim, a torcida atleticana recebe o equatoriano de braços abertos e espera que o jogador repita as boas atuações dos tempos de LDU, agora vestindo a camisa rubro-negra.
Carreira
Joffre David Guerrón Méndez, mais conhecido como Guerrón, começou no futebol jogando pelo Aucas, do Equador. Depois, jogou no Boca Juniors e se destacou na LDU, onde ajudou na conquista da Copa Libertadores da América em 2008. As boas atuações do jogador despertaram interesse do Getafe, da Espanha, mas o atacante não conseguiu se firmar e acabou sendo emprestado ao Cruzeiro. No clube mineiro desde julho do ano passado, o jogador marcou apenas cinco gols em 29 jogos e, embora tivesse contrato até o dia 22, foi dispensado.
Guerrón é de uma família de jogadores. Seu irmão, nove anos mais velho, Raúl Guerrón jogou a Copa de 2002 pelo Equador. Seu primo, Édison Méndez, jogou a Copa de 2002 e 2006 também pela seleção equatoriana.
FICHA TÉCNICA
Nome: Joffre David Guerrón Méndez
Posição: atacante
Nascimento: 28/04/1985
Altura: 1,79m
Peso: 78kg
Cidade natal: Ambuqui (EQU)
Clubes em que jogou: Aucas (EQU), Boca Juniors (ARG), LDU (EQU), Getafe (ESP) e Cruzeiro.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.