Wesley foi decisivo no primeiro jogo, mas não jogou a segunda partida [foto: Giuliano Gomes]
Neste domingo sete dos principais campeonatos estaduais do Brasil conheceram seus campeões, contanto com ex-jogadores ou treinadores que já passaram pelo Furacão.
Em São Paulo, o Santos perdeu por 3 a 2 para o Santo André, mas ficou com o tÃtulo, por ter vencido a primeira partida da final, também por 3 a 2 e ter a vantagem da igualdade na soma dos resultados, pela campanha na primeira fase. O time santista conta com quatro ex-jogadores do Atlético. Durval, zagueiro que atuou por aqui em 2005, foi titular no jogo de hoje. Destaque na primeira partida, Wesley cumpriu suspensão e não atuou neste domingo. Também fazem parte do elenco o lateral-esquerda Alex Sandro e o volante Rodriguinho.
Já no Rio Grande do Sul, o Grêmio perdeu para o Internacional, por 1 a 0, mas como havia vencido domingo passado por 2 a 0 faturou o caneco. O meia Hugo, com passagem pelo time de juniores do Atlético entre 1999 e 2000, é o único atleta do elenco gremista que já esteve no CT do Caju. O jogador entrou durante a partida no OlÃmpico. Ainda como jogador profissional, em 2000, o técnico Silas defendeu o Furacão, participando junto com o clube de sua primeira Libertadores.
Em Minas, o Atlético Mineiro venceu o Ipatinga por 2 a 0 e confirmou seu 40º tÃtulo estadual. No elenco do Galo, Evandro e Jataà são os dois atletas que já passaram pelo Furacão, mas não participaram da decisão de hoje no Mineirão.
O Avaà bateu o Joinville por 2 a 0 e sagrou-se bicampeão catarinense. No time de Florianópolis apenas um atleta com passado rubro-negro, o volante Roberto, que não esteve em campo neste domingo.
Comandados por Geninho, técnico campeão brasileiro pelo Atlético em 2001, o xará goianiense ficou com o tÃtulo estadual, ao vencer por 3 a 1 o Santa Helena, fora de casa. Na partida de ida o Atlético Goianiense já havia vencido, por 4 a 0. O time goiano conta com o volante Erandir, que entrou no decorrer da partida, e o atacante Rodrigo TiuÃ, titular e autor do primeiro gol na vitória deste domingo.
No Ceará, o Fortaleza ganhou nos pênaltis e ficou com o tetracampeonato estadual, em cima do rival Ceará. O Tricolor perdeu para o Vovô por 2 a 1, mas nas penalidades venceu por 3 a 1 e saiu de campo com o troféu de campeão. No elenco do Fortaleza, os ex-atleticanos são o volante Ticão e o atacante Rinaldo, que não participaram da final.
Na Bahia, um Ba-Vi com o mesmo final dos últimos quatro anos. o Vitória sagrou-se tetracampeão baiano, em cima do maior rival, mesmo perdendo por 2 a 1. No rubro-negro baiano, cinco jogadores que passaram por Curitiba nos últimos anos: os goleiros Viáfara e VinÃcius, os volantes Vânderson e Fernando e o meia Ramon. Viáfara, Vânderson e Ramon foram titulares do time neste domingo no Barradão.
No Rio de Janeiro, campeão antecipado
O Botafogo, por ter vencido as Taças Guanabara e Rio, foi campeão estadual antecipadamente, semana retrasada. O time alvinegro contou com cinco ex-jogadores do Atlético no elenco campeão estadual. Os laterais-direita Alessandro, campeão brasileiro em 2001, e Jancarlos, o zagueiro Antônio Carlos, o volante Fahel e o meia-atacante Edno, que era lateral-esquerda quando passou pelo Furacão, em 2007.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.