Alan Bahia é famoso por suas "paradinhas" [foto: Giuliano Gomes]
Tradicionais no futebol brasileiro, as “paradinhas” na hora da cobrança da penalidade máxima podem ser abolidas do futebol. A decisão entrará na pauta de uma reunião com membros da International Board, órgão responsável por criar e homologar todas as regras do futebol em todo o mundo, no próximo dia 06 de maio. Segundo membros da FIFA, diversos itens das leis de arbitragem serão discutidos no encontro.
O Atlético tem um especialista em “paradinhas” em seu elenco. O volante Alan Bahia já marcou diversos gols no Furacão usando desse artifício, que encanta as torcidas e atormenta os goleiros. Relembre alguns gols de Alan Bahia no Atlético, com direito a paradinha:
Outros itens
Na reunião da International Board também serão analisadas questões como a punição a jogadores que impedem uma ocasião de gol por cartão vermelho. A ideia é deixar a questão na interpretação do árbitro, podendo dar a advertência apenas de cartão amarelo para esses casos.
Outro item da pauta é quanto à função em campo do quarto árbitro, com base em um relatório redigido pela Uefa, que utiliza a presença de cinco juízes na Liga Europa, inserindo dois assistentes ao lado dos gols. A intenção da entidade europeia é de diminuir os erros de marcação de faltas dentro da área e de gols considerados duvidosos.
Para as decisões serem homologadas, os países membros da International Board (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e a Fifa precisam chegar a seis votos no pleito. Cada pais britânico tem direito a um voto, enquanto a organização máxima do futebol mundial detém de outros quatro votos.