Washington foi campeão Paranaense em 1982 [foto: arquivo]
Ídolo do Atlético e do Fluminense nos anos 80, o ex-atacante Washington recebeu hoje das mãos de Raul Plasmann parte das doações recebidas no tradicional Jogo das Estrelas, organizado por Zico, no final do ano passado. O cheque, no valor de R$ 50 mil, foi entregue em frente à Arena da Baixada e servirá para custear o tratamento médico do ex-jogador, que sofre com os efeitos da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa, ainda sem cura, que atinge as células do sistema nervoso central e prejudica os movimentos, a fala e o sistema respiratório. Há quase três anos o jogador descobriu a doença e agora luta para diminuir os efeitos colaterais.
Segundo informações divulgadas pelo jornal Gazeta do Povo, Washington falou por telefone com Zico e, emocionado, agradeceu a doação.“Você não imagina com eu queria te dar um abraço. Não tenho nem palavras. Que Deus abençoe você e a tua família. Eu já torci muito por você, agora mais do que nunca. Eu vou arrumar uma forma de que vocês fiquem sabendo da forma que estou usando esse dinheiro”, disse o jogador.
Além do Jogo das Estrelas, a partida entre Fluminense e Atlético, realizado no dia 15 de novembro de 2009, no Maracanã, também foi palco de ações de solidariedade para ajudar Washington. O Fluminense instalou diversas urnas no estádio para a doação de dinheiro pelos torcedores durante a partida, cuja ação foi batizada como “Washington Day” e contou com a participação de Assis, que formou com Washington o famoso Casal 20. Mais de R$ 65 mil foram arrecadados na ocasião. Além disso, uma camisa autografada por todo o elenco tricolor foi leiloada para ajudar o ex-jogador.
A carreira de Washington
Revelado pelo Galícia, Washington fez sucesso no Brasil vestindo a camisa do Atlético. Ao lado de Assis, formou o lendário “Casal 20”, dupla de ataque que levou o Rubro-Negro paranaense ao terceiro lugar no Brasileiro de 1983. Depois, a dupla se transferiu para o Fluminense, onde conquistou o Brasileiro e foi tricampeã carioca.
Já veterano, o atacante voltou a defender o Furacão, em 1991, antes de encerrar a sua carreira pelo Foz do Iguaçu. Declarado apaixonado pelo Furacão, Washington já foi por várias vezes visto nas arquibancadas da Arena, acompanhando os jogos do time.
Pelo Atlético, o atleta foi campeão Paranaense em 1982.
Clique
aqui e saiba mais detalhes da carreira de Washington no Atlético.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.