Vilhena tem dois títulos estaduais [foto: EDUARDO CALDEIRA/ Museu virtual VEC]
Nesta semana o Atlético coloca o pé na estrada para encarar os 2.431 Km que separam Curitiba da cidade de Vilhena, em Rondônia. É nesse local, conhecido por “Portal da Amazônia”, que o Rubro-Negro tentará desbravar o Brasil e mostrar mais uma vez para o país a força do Furacão paranaense. O Vilhena é o adversário atleticano na primeira fase da Copa do Brasil, que tem como característica peculiar ter representantes dos 26 estados brasileiros e mais do Distrito Federal. Com tantas opções de clubes, o torneio reúne representantes da elite do futebol nacional e também várias equipes “desconhecidas”. O Vilhena é uma dessas e para ajudar o torcedor do Atlético a saber um pouco mais do adversário, a Furacao.com preparou um raio-x especial. Com vocês, o desconhecido Vilhena Esporte Clube:
Conhecido na região como “Lobo do Cerrado” ou pelas siglas VEC, o Vilhena é ainda um novato no futebol brasileiro. O clube foi fundado em 03 de junho de 1991 e possui apenas dois títulos de expressão: foi campeão Rondoniense em 2005 e 2009. O tricolor de Rondônia adotou as cores vermelho, azul e branco em seu uniforme e ostenta o título de ser o clube com maior média de público do futebol do estado, demonstrando a força da fiel torcida “Lobo do Cerrado”. Seu hino oficial é uma espécie de paródia do hino do Palmeiras: “Quando surge o Vilhena imponente / A torcida vai dando o recado / Sabe bem o que vem pela frente / Se a vitória não for o resultado / Ó Campeão minha luta vale a pena / É uma missão, torcer pro meu Vilhena!”
Torcida do VEC é a mais presente do estado de Rondônia [foto: EDUARDO CALDEIRA/ Museu virtual VEC]
Se o Atlético é novidade para o Vilhena (as duas equipes nunca se enfrentaram), a Copa do Brasil não é tão desconhecida assim para o VEC. Esta é a terceira participação do clube no torneio – em 2006 foi eliminado logo no primeiro jogo para o Fortaleza (derrota em casa por 3 a 1) e em 2009 foi eliminado pela Ponte Preta em dois jogos (derrota por 2 a 1 em Rondônia e por 6 a 1 em Campinas). Na estreia da Copa do Brasil do ano passado, o clube chegou a ser destaque no Jornal Nacional:
O Vilhena manda seus jogos no Estádio Municipal de Vilhena Arnaldo Lopes Martins, mais conhecido como Portal da Amazônia. Com capacidade para cerca de 4 mil pessoas, o local passou por uma ampla reforma em 2008, com a arquibancada central de alvenaria e o gramado recuperado, num investimento da prefeitura de R$ 220 mil.
Nesta quarta-feira, o Atlético dá a arrancada na Copa do Brasil 2010 num duelo interessante: quem terá mais força, o Furacão do Paraná ou o Lobo amazônico? Após os 90 minutos de jogo esta pergunta terá uma resposta. Boa sorte, Furacão!!!