JurÃdico | terça-feira, 12 de janeiro de 2010, 11h09
Furacão fica em terceiro lugar no ranking do STJD 2009
O Atlético foi o terceiro clube da Série A do Campeonato Brasileiro com melhor aproveitamento na Justiça Desportiva em 2009, segundo levantamento do Centro de Tecnologia do Futebol. A lista considera o porcentual médio de duas variáveis, segundo julgamentos do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD): o porcentual entre o número de absolvições pelo número de denúncias; e o porcentual do número de absolvições e condenações por uma partida pelo número de denúncias. Entre os clubes da Série A, o Furacão ocupa a terceira colocação, com 68,75% de escore – a lista é liderada pelo Atlético-MG (média de 74,99%), seguido pelo Barueri (média de 72,21%).
Em 2009, o Atlético respondeu por 16 denúncias no STJD, com nove absolvições e quatro punições por uma partida ou advertências. Com isso, o clube obteve 56,25% de média considerando-se o porcentual obtido pela divisão do número de absolvições pelo número de denúncias; e 81,25% do porcentual obtido dividindo-se o número de absolvições e condenações por uma partida pelo número de denúncias.
No Brasileiro 2009, o Atlético teve uma perda de mando imposta pelo STJD, após os incidentes registrados no clássico Atletiba do primeiro turno, na Arena da Baixada – na ocasião, o mau comportamento das duas torcidas no jogo resultou em perda de mando para os dois clubes. Por causa disso, o Furacão jogou contra o Fluminense, no primeiro turno, no Estádio do Café, em Londrina.
Outros paranaenses
Pelo mesmo estudo, o Paraná Clube teve o melhor aproveitamento nos julgamentos no STJD entre os clubes da Série B. O clube respondeu por 16 denúncias, teve nove absolvições e cinco punições por apenas um jogo ou advertência – média de 71,87%.
O Coritiba vinha bem classificado até a penúltima rodada, mas após os episódios do jogo com o Fluminense, o clube recebeu punição de perda de mando de 30 jogos, o que diminuiu o Ãndice coxa-branca, que terminou em 12º lugar entre os clubes da Série A, com 55,87% de média.
Curiosamente, nenhum grande clube do eixo Rio–São Paulo ficou entre os três primeiros colocados tanto na Série A quanto na Série B. Entre os cariocas, o melhor colocado foi o Botafogo na 4ª colocação, o Fluminense ficou em 13º, o Flamengo em 18º e o Vasco foi o 6º dentre os clubes da Série B.
Facebook
Matéria do site Furacao.com:
https://www.furacao.com/materia.php?cod=31742
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.