Torcedores querem o fim da violência nos estádios [foto: PRON/arquivo]
A morte do torcedor do Atlético, o estudante de direito João Henrique Vianna, atropelado no domingo por um torcedor do Coritiba, fez com que a rivalidade violenta finalmente perdesse espaço para a união de torcidas na internet. A rede virtual, na maioria das vezes, usada para marcar brigas e fazer ameaças, servirá para disseminar uma campanha de paz entre as torcidas.
Nas comunidades do orkut o movimento começa a ganhar força. Para dar o pontapé inicial, os torcedores de Atlético, Coritiba e Paraná querem se reunir num ponto da cidade e fazer uma mobilização, que deve passar pelos estádios dos três clubes. A atleticana Camila Lopes Ferreira, educadora física, é uma das organizadoras do movimento. A primeira ação será uma passeata no próximo sábado.
O grupo pretende ainda confeccionar uma camisa da campanha “Paz Nas Torcidas” para fortalecer a rivalidade sadia entre as torcidas. Segundo Camila, a mobilização nasceu na comunidade do Coritiba, e só não aconteceu antes porque os torcedores achavam que isso era "brincadeira" e que tragédias não iriam acontecer.
“Infelizmente, precisou isso acontecer para que houvesse mobilização”, lamentou a educadora. A passeata será no sábado, 7 de novembro, às 10 horas, saindo da Boca Maldita, no Centro de Curitiba, passando pela Arena da Baixada, Vila Capanema e Couto Pereira.
CAMINHADA PELA PAZ ENTRE TORCIDAS
Data: 07/11/2009
Horário: 10h00
Local: saída da Boca Maldita em frente ao bondinho.
Venha com a camisa do seu time empunhar a bandeira da paz entre as torcidas!
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.