Em 2006, Furacão foi eliminado pelo Pachuca nas semifinais [foto: AP PHOTO/Luiz Costa]
O Atlético inicia nesta quarta-feira a disputa da Copa Nissan Sul-Americana 2009 em busca de um resultado melhor do que o que o time obteve nas últimas edições. O primeiro jogo do Furacão é contra o Botafogo, às 21h50, na Arena da Baixada.
Tanto em 2007 quanto em 2008, o Rubro-Negro foi eliminado logo nas primeiras fases. E em 2006, o Atlético chegou à semifinal, porém perdeu para o mexicano Pachuca, que se tornaria o campeão daquela edição.
A Copa Sul-Americana é disputada desde 2002. Por problemas de calendário, os times brasileiros não estiveram na edição de estreia. Nos dois anos seguintes, o critério para participar da competição era o ranking da Conmebol e o Rubro-Negro ficou de fora. Em 2005, o Atlético também não disputou, desta vez porque havia jogado a Taça Libertadores daquele ano.
Melhor resultado foi na estreia:
Em 2006, na melhor campanha atleticana na Sul-Americana, o Furacão passou pelo Paraná Clube com duas vitórias na 1ª fase. Depois, eliminou o River Plate com uma vitória na Argentina e um empate em Curitiba. Nas quartas de final, o Rubro-Negro venceu o Nacional do Uruguai duas vezes – 2 a 1 e 4 a 1. Porém, a um passo da decisão, o Rubro-Negro perdeu para o Pachuca.
Nas outras participações, o Atlético foi eliminado logo no inÃcio. Em 2008, o Furacão passou pelo São Paulo nos pênaltis após dois empates sem gols. Porém, o Rubro-Negro caiu já na fase seguinte. Após empate com o Chivas por 2 a 2 no México, o Atlético perdeu por 4 a 3 na Arena. No ano de 2007, o desempenho do Furacão foi ainda pior. Ele perdeu as duas partidas para o Vasco - 4 a 2 na Arena e 2 a 0 em São Januário - e foi eliminado já na primeira fase.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.