Alan jogará no Japão [foto: Giuliano Gomes]
O volante Alan Bahia foi negociado com o Vissel Kobe, de acordo com notÃcia publicada no
site oficial do clube japonês. O Atlético ainda não confirmou a negociação, mas o presidente Marcos Malucelli já havia afirmado que Alan seria negociado e o Vissel Kobe era um dos interessados.
A transferência marca o fim de uma era. Alan Bahia chegou ao Atlético com 14 anos e passou por todas as categorias do clube (infantil, juvenil, juniores) até se firmar no time profissional. Durante breve perÃodo, foi emprestado ao PSTC, mas a maior parte de sua carreira foi com a camisa rubro-negra. Estreou na equipe profissional em 2002, substituindo Cocito, volante campeão brasileiro.
Pelo Atlético, Alan Bahia foi artilheiro do Campeonato Paranaense de Juniores, mesmo atuando como volante. Em certo momento, chegou a ser elogiado pelo técnico Mário Sérgio, que afirmou que faltavam 10 cm para Alan ir à Seleção Brasileira - uma referência à baixa estatura do atleta, em contraste com suas qualidades.
Alan passou por momentos bem diferentes do Atlético. Nas melhores fases, foi titular absoluto e Ãdolo da torcida, tendo seu nome gritado em vários jogos. Além disso, também marcou gols importantes e exerceu papel de liderença no elenco, tendo sido capitão da equipe em diversas partidas.
Por outro lado, o volante passou por algumas fases ruins. Chegou a perder a posição de titular por mais de uma vez e recebeu crÃticas em função de seu condicionamento. Seu pior momento foi quando se envolveu em um acidente de trânsito em que morreu Alex Miranda, seu amigo e ex-jogador das categorias de base do Atlético.
Na última temporada, Alan Bahia teve um papel decisivo especialmente nas últimas rodadas. Assumiu um posto de destaque no time comandado por Geninho e marcou gols decisivos na luta contra o rebaixamento. Terminou o ano como vice-artilheiro do Atlético, com 13 gols, marca expressiva para um volante. Alan entrou para a história atleticana ao se tornar o jogador que mais vezes defendeu o clube em partidas válidas por Campeonatos Brasileiros. Foram 192 jogos, compreendendo as edições de 2002 até 2008. Ele é também o sexto maior artilheiro do Furacão em Brasileiros. Foi dele o milésimo gol feito pelo Rubro-Negro na Série A.
Colaboração: Mauricio do Vale (equipe Furacao.com)
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.