Furacao.com
notícias

Brasileiro | domingo, 07 de dezembro de 2008, 19h03

Acabou o sofrimento: Atlético na Copa Sul-Americana 2009!

Por: Patricia Bahr (Furacao.com)

Foto Destaque

Chega de sofrer! [foto: Giuliano Gomes]

“É o ca**** que nós vamos pra segunda!!!!!”. Enfim o grito de todo torcedor atleticano pôde ser entoado como símbolo da mais pura verdade. Neste domingo, um valente Atlético entrou em campo, determinado em busca da vitória, e conseguiu cumprir à risca seus objetivos do ano: venceu o Flamengo por 5 a 3, manteve-se na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro 2009 e, de quebra, conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano. Se a temporada foi de sofrimento para a torcida atleticana, coube ao último jogo do ano uma pitada a mais de emoção, angústia e sofrimento, mas no final deu tudo certo!

Ao apito final do árbitro Leonardo Gaciba da Silva, Geninho correu para a torcida, que gritava em coro o seu nome. Era o final feliz de uma história que tinha um herói, o mesmo comandante do maior título da história atleticana e que, desta vez, mais uma vez levou os Rubro-Negros ao delírio, mantendo o Furacão na elite do futebol nacional.

Jogo emocionante

Apesar de o Atlético depender apenas de seus resultados para garantir-se na primeira divisão do Brasileirão, um ritual acompanhou a maioria dos atleticanos nas arquibancadas da Arena: olhos grudados no gramado e o ouvido colado no rádio, para saber os resultados de outros dois jogos que poderiam definir a vida atleticana na competição – Vasco e Vitória, em São Januário, e Figueirense e Internacional, no Orlando Scarpelli.

Em campo, o que se viu foi um Atlético valente e determinado. Comandados pelo guerreiro Valencia, que mais uma vez foi destaque em campo com sua técnica e raça aprimoradas, e pelo maestro Julio dos Santos, que ditou o ritmo no meio-campo atleticano, os jogadores do Atlético partiram com tudo para definir de cara o destino Rubro-Negro na competição. O gol não demorou para sair: aos 12 minutos, após a cobrança de falta de Netinho, Toró marcou contra o primeiro gol atleticano na Baixada.

Quatorze minutos depois, foi a vez de Rafael Moura marcar para o Furacão. Ele recebeu na pequena área, chutou, o goleiro Bruno fez boa defesa e, no rebote, o próprio Rafael marcou o segundo gol atleticano.

Para dar uma dose a mais de emoção aos atleticanos, aos 35 minutos o Flamengo diminuiu. Chico fez pênalti em Vandinho e na cobrança Marcelinho Paraíba descontou.

Quatro minutos depois, aos 39 minutos, Júlio César chuteu de forma despretensiosa de fora da área e o goleiro Bruno aceitou: 3 a 1 para o Furacão. Aos 42 minutos, mais um gol no jogo: Marcelinho Paraíba recebeu na área e chutou, a bola desviou na zaga e não deu chances para o goleiro Galatto: 3 a 2 para o Furacão.

Na etapa final, os 45 minutos de maior angústia para os atleticanos. Apesar de em campo o time estar bem, o torcedor estava apreensivo, ansioso para o jogo acabar e, de quebra, todo o sofrimento ir para bem longe. Aos 27 minutos, Zé Antonio fez o quarto gol do Furacão.

A partir daí o torcedor atleticano já tinha uma certeza: o Atlético estava garantido na elite do futebol nacional. Aos 42 minutos, de pênalti e com direito a paradinha, Alan Bahia marcou o quinto gol do Furacão. E nos acréscimos, aos 47 minutos, também de pênalti Marcelinho Paraíba marcou mais um para o Flamengo: 5 a 3 para o Furacão e uma certeza; o Atlético está na primeira divisão do futebol brasileiro em 2009!

Campeonato Brasileiro - (07/12/08) - Atlético 5 x 3 Flamengo
L: Arena da Baixada; H: 17h00; A: Leonardo Gaciba da Silva (RS); CA: Toró; P: 23.863; R: R$ 375.280,00; G: Toró (contra), aos 12, Rafael Moura, aos 26, Marcelinho Paraíba, aos 35, Júlio César, aos 39, e Marcelinho Paraíba, aos 42 do 1º; Zé Antônio, aos 28, Alan Bahia, aos 42, e Marcelinho Paraíba, aos 48 do 2º.

ATLÉTICO: Galatto; Alberto (Zé Antônio 71’), Rhodolfo, Antônio Carlos, Chico e Netinho; Valencia, Alan Bahia e Julio dos Santos (Kelly 78’); Rafael Moura e Júlio César (Geílson 58’). T: Geninho.

FLAMENGO: Bruno; Léo Moura, Ronaldo Angelim, Jailton, Fábio Luciano e Juan; Airton, Toró (Everton 60’) e Marcelinho Paraíba; Diego Tardelli (Maxi 76’) e Vandinho (Fernandão 64’). T: Caio Júnior.


Facebook  

Matéria do site Furacao.com:
https://www.furacao.com/materia.php?cod=28044

© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.

Desde 1996 - Furacao.com - Site 100% no oficial - Agncia Active